Manifestações clínicas de respiração oral: Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h30 às 10h30 – Ordem nº 094

João Vasconcelos

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Vera Saraiva
Rui Pinto
Teresa Vale

Descrição do caso clínico: O caso clínico reporta um paciente caucasiano, do sexo masculino com 5 anos de idade, respirador oral devido a hipertrofia das adenóides. Para inclusão no grupo de respiradores orais, o paciente foi submetido a um teste de função nasal, indicando deficiência da função naso-respiratória. O paciente apresentou alterações extra e intraorais típicas de um respirador oral, de acordo com as características e valores padrão encontrados na pesquisa bibliográfica.

Discussão: Algumas das características extraorais do paciente são típicas de um respirador oral: olhos caídos, olheiras acentuadas, lábio superior hipotónico e inferior evertido, lábios secos, nariz com pirâmide alargada e alteração postural. Os resultados dos parâmetros avaliados estão em concordância com os valores padrão, exceto os valores de overjet e overbite, que se encontram discrepantes devido ao facto de o paciente ter, provavelmente, uma tendência de crescimento horizontal.

A análise dos dados clínicos deste caso permitiu categorizar o paciente num padrão de respiração oral, estando de acordo com o diagnóstico clínico apresentado pelo médico otorrinolaringologista, pelo qual o paciente está a ser seguido.

Palavras-chave: Respiração oral, obstrução nasal respiratória, respiração oral em crianças, distância inter-molar, distância inter-canina, desordens respiratórias

Conclusão: As discrepâncias relacionadas com os componentes verticais e transversais mostraram uma maxila significativamente mais estreita. O reconhecimento precoce do método respiratório é de grande importância na redução do desenvolvimento de alterações musculares e dentofaciais.