Otimização da cor na reabilitação estética com recurso a tratamentos minimamente invasivos

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 079

Marta Sequeira

Susana Matos
Jorge André Cardoso
Rui Negrão

Descrição: Paciente do sexo masculino, 35 anos, saudável, compareceu na consulta insatisfeito com a estética do seu sorriso. Numa avaliação clínica e radiográfica,verificou-se a presença de restaurações em resina composta desadaptadas nos dentes anteriores, uma alteração de cor no 11 e 21 com tratamento endodôntico insatisfatório. Após retratamento endodôntico não cirúrgico dos dentes 11 e 21, iniciou-se o branqueamento interno segundo a técnica “Walking Bleach”e branqueamento externo em ambulatório na restante arcada superior e inferior. Encontrada uma harmonia na cor do substrato dentário prosseguiu-se com substituição de todos os compósitos do setor anterior e confeção de facetas cerâmicas feldspáticas nos dentes 11, 21, 22.

Discussão: Atualmente, temos ao nosso dispor um conjunto de técnicas e materiais dentários que nos permitem uma abordagem ultraconservadora quando procuramos otimizar a cor dos substratos dentários e aproximar as restantes características óticas ao dente natural hígido. Sempre que possível, o branqueamento interno em dentes anteriores com alteração da cor endodonciados, surge como a primeira opção de tratamento numa reabilitação estética. Contudo, é necessário ter em conta que a estabilidade da cor alcançada por esta técnica não é previsível a longo prazo. Por outro lado, a utilização simultânea de restaurações em cerâmica pode atenuar a recidiva de cor assim como melhorar alguns aspetos da forma dentária que sejam desejáveis.

Conclusão: O recurso simultâneo ao branqueamento interno e restaurações cerâmicas, no caso apresentado, mostrou ser uma opção terapêutica conservadora com excelentes resultados estéticos e funcionais, devolvendo uma harmonia ao sorriso do paciente.