Melhoria e estabilidade colorimétrica de lesões de mancha branca infiltradas com resina

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos Posters – 11 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 056

Rúben Silva

Universidade do Porto

Carlos Ferreira de Almeida
Mário Jorge Silva
Teresa Oliveira

A infiltração de resina é um tratamento micro-invasivo que visa o preenchimento, o reforço, a estabilização do esmalte desmineralizado e a melhoria da aparência da lesão de mancha branca (LMB), sem sacrifício de estrutura dentária sã. Pretendeu-se avaliar a melhoria e estabilidade colorimétrica LMB infiltradas com resina, quando submetidas a pigmentação extrínseca.

Numa amostra de 78 dentes bovinos extraídos (n=78) foram criadas artificialmente LMB. Os espécimes foram divididos, aleatoriamente, em três grupos (n=26): Infiltração de Resina (Icon®, DGM, Hamburgo, Alemanha); Flúor (Elgydium Junior Protection Caries®, Pierre-Fabre, França) e Controlo (não sujeitos a tratamento). Os espécimes foram imersos numa solução de pigmentação durante quinze dias. Foi medida a cor de cada espécime em sete momentos: inicial [1]; após LMB [2]; após tratamento [3]; às 24H de pigmentação [4]; às 48H de pigmentação [5]; às 72H de pigmentação [6]; e aos 15 dias de pigmentação [7].

O grupo Infiltração de Resina apresentou o menor ΔE (variação total da cor) entre o início e o tratamento imediato, sendo esta diferença significativa (p=0.003/p=0.0015) quando comparado com outros grupos. Não se verificaram diferenças significativas entre grupos no ΔE no período decorrido desde o tratamento imediato até aos 15 dias de pigmentação (p=0.180).

A infiltração de resina é uma opção de tratamento estético das LMB, permitindo uma melhoria de cor importante capaz de camuflar a aparência da LMB. Contudo, esta não é estável sendo suscetível à pigmentação.

Lesão de mancha branca; Infiltração de resina; Icon; Estética; Melhoria da cor; Estabilidade da cor