Diagnóstico de bruxismo: A propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Oclusão

Hall dos e-Posters A – 10 novembro, 11h30 – Ordem nº 029
Candidato a prémio

Maura Castro

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

André Mariz de Almeida
António HS Delgado
Sérgio Antunes Félix
João Rua

Descrição do caso: Paciente de 27 anos do sexo feminino dirigiu-se à clínica referindo dor muscular ao nível do masseter e hipersensibilidade dentária. No exame clínico foi detetada atrição nas superfícies oclusais dos molares bem como nas cúspides dos pré-molares. Também foi realizado um questionário prévio. Dada a história clínica e o padrão de desgaste suspeitou-se de bruxismo noturno. De modo a aprofundar este diagnóstico foi realizada uma polissonografia, o bruxchecker® e finalmente eletromiografia portátil com o dispositivo Grindcare®.

Discussão: O bruxismo noturno é considerado o terceiro distúrbio do sono mais comum. De modo a caracterizar o bruxismo nesta paciente foram empregues alguns métodos de diagnóstico diferentes. Todos concluíram o diagnóstico de bruxismo ainda que cada um com as suas limitações. A polissonografia caracterizou o padrão de sono, atividade muscular e períodos de vigília, o bruxchecker revelou o esquema oclusal de desgaste, o Grindcare® estabeleceu as frequências de rangimento e iniciou o tratamento. O exame clínico e questionário foram indispensáveis para factualizar as caracteristicas deste caso de bruxismo. Todos os métodos se complementaram entre si.

Conclusões: Apesar dos diferentes métodos de diagnóstico disponíveis, este continua controverso uma vez que ainda não existe método stand-alone para o diagnóstico absoluto do bruxismo. A combinação integral de todos estes métodos diferentes permitiu uma abordagem multivariada dada a diversidade de métodos usados.