Face2Ceph – Empreendedorismo como chave para o desenvolvimento científico

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos e-Posters B – 10 novembro, 18h10 – Ordem nº 018
Candidato a prémio

João Fiúza Rosa

Universidade de Coimbra

Filipe Silva
Francisco Caramelo
Francisco do Vale
José Pedro Oliveira

Introdução: O desenvolvimento tecnológico possibilitou uma análise cefalométrica mais rápida, simples e intuitiva. Paralelamente, o telemóvel tem sido cada vez mais utilizado como meio de comunicação e trabalho o que, associado às capacidades de processamento deste, torna o diagnóstico cefalométrico móvel numa futura realidade clínica.

Objetivos: Pretende-se avaliar a viabilidade do Face2Ceph, que consiste numa ferramenta de cefalometria para dispositivos de comunicação móvel.

Materiais e Métodos: A viabilidade é avaliada segundo 4 secções: prova de conceito; prova de resistência à competição crítica (2), prova de viabilidade clínica (3) e prova de viabilidade financeira.

Resultados: O Face2Ceph vai permitir aos 33.988 especialistas que constituem a população-alvo realizar uma análise cefalométrica mais rápida e rentável (1). A “Blue Ocean analysis” demostrou que esta ferramenta torna a restante competição irrelevante pelas suas vantagens competitivas (2) que são: apresentação dos resultados em duas camadas, previsão do aspeto pós-tratamento ortodôntico, armazenamento num servidor externo, entre outras (3). Se 16,2% do público-alvo comprar a aplicação não teremos prejuízo e sendo o custo da ferramenta 0,28% dos lucros do clínico com a sua utilização, existe viabilidade financeira positiva (4).

Conclusão: Dada a avaliação de viabilidade apresentada, o Face2Ceph tem potencial e será comercializado num futuro próximo. Por fim, o empreendedorismo deve ser tipo como um motor de desenvolvimento científico, sendo importante realçar que deveria constituir uma disciplina complementar aos planos de estudo Universitários.

Implicações clínicas: O Face2Ceph permite reduzir o tempo de diagnóstico ortodôntico em 57,1%, aumentar os lucros anuais em 18177,37€ e simplificar a análise cefalométrica.