O uso de prótese removível associada à qualidade de vida

Póster > Investigação > Prótese Removível

Hall dos e-Posters B – 10 novembro, 16h10 – Ordem nº 011
Candidato a prémio

Inês Guimarães

Cristina Manso
Joana Carmo
André Filipe Cardoso Peixoto

Introdução: O nível de auto-perceção é um indicador que está associado ao real estado de saúde do indivíduo.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi quantificar o nível de auto-perceção de utilizadores de prótese removível.

Materiais e Métodos: 30 pacientes geriátricos da CEM com necessidade de prótese removível. Divididos em dois grupos: prótese acrílica (PA) e prótese em cromo-cobalto(PCC). Em cada grupo foi medido o nível de auto-perceção antes(AC) e 6 meses após (DC) a colocação de prótese. Utilizou-se o software SPSS na análise descritiva e inferencial.

Resultados: Ambos os grupos apresentaram um nível baixo de auto-perceção (μ=29.4GOHAI) AC e moderado (μ=31GOHAI) DC. O grupo PA apresentou um nível de GOHAI médio de 28,88valores AC e 30,31valores DC, enquanto o grupo PCC 30valores AC e 31,79valores DC. O teste de correlação de Spearman apresentou um grau de correlação -0,245(sig.0.192) entre as dimensões psicossocial/física, -0,085(sig.0.654) entre as dimensões psicossocial/dor AC, -0,068(sig.0.721) entre as dimensões psicossocial/física e 0,184(sig.0.332) entre as dimensões psicossocial/dor DC.

Conclusões: O uso de PCC melhorou o nível de auto-perceção dos idosos, enquanto o uso de PA não mostrou diferenças estatisticamente significativas.

Implicações clínicas: A existência de indicadores clínicos e de um indicador de auto-perceção mostram uma tendência que revela que o paciente tem de melhorar a auto-perceção sobre a sua saúde oral, isto que por sua vez é um fator de prognóstico no estabelecimento de prioridades no processo de tratamento do paciente.

Palavras-chave: Envelhecimento, GOHAI, auto-percepção, saúde oral, prótese removível cromo-cobalto, prótese removível acrílica