Recobrimento radicular por retalho coronal avançado e excerto de tecido conjuntivo

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

09h00 às 10h30 – 11 novembro, Hall dos Posters – Ordem nº 147

Gonçalo João Jesus

Descrição caso clínico: Paciente do sexo masculino, não fumador e sem história médica relevante, compareceu na consulta de medicina dentária para melhorar a estética do seu sorriso. O paciente apresentava recessões gengivais Classe I de Miller com 1 e 2mm nos dentes 2.2 e 2.1, respetivamente. Existem vários tratamentos para o tratamento de recessões gengivais múltiplas. Neste caso é descrito uma cirurgia de recobrimento radicular, com recurso a uma técnica minimamente invasiva, onde o acesso ao local cirúrgico é realizado através de um retalho coronal avançado (CAF) e onde é utilizado um enxerto de tecido conjuntivo (CTG) do palato.

Discussão: A recessão gengival manifesta-se clinicamente pela exposição da superfície radicular, resultado da migração da margem gengival para a porção apical da raiz. Várias são as razões que podem preocupar estes pacientes, entre as quais, hipersensibilidade, lesões de erosão, cáries radiculares e estética. O principal objetivo dos procedimentos de recobrimento radicular passa pelo completo recobrimento da recessão, associado a uma boa estética e menores complicações pós-operatórias. O recobrimento radicular com recurso ao CAF tem ganho cada vez mais visibilidade no âmbito da periodontologia devido à manutenção da integridade das papilas, sem recurso a incisões verticais que possam comprometer a estética com a formação tecido cicatricial.

Conclusão: De acordo com o resultado obtido e com a literatura, a combinação do CAF com o CTG é um procedimento efetivo e previsível para o cobrimento de recessões gengivais.