Eficácia do ácido hialurónico no preenchimento da papila inter-dentária

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos posters – 8 novembro, 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A doença periodontal pode originar perdas da papila interdentária, também designadas de “triângulos negros”, presentes em mais de um terço dos adultos. Para além de conotarem uma imagem inestética, contribuem para a retenção de restos alimentares, afectando a saúde dos tecidos periodontais.

O constituinte mais abundante da matriz extracelular destes tecidos é o ácido hialurónico, um glicosaminoglicano não-sulfatado de alto peso molecular, com um importante papel na hidrodinâmica tecidular e função anti-inflamatória. Recentemente, estudos têm relacionado a utilização do ácido hialurónico com o tratamento das recessões ao nível da papila interdentária.

Objetivos

Verificar a eficácia da aplicação de gel de ácido hialurónico forma comercial no preenchimento da papila interdentária. Metodologia: Foram seleccionados cinco pacientes para integrarem o estudo caso controlo, em que cada paciente foi controlado com placebo, tendo-se escolhido uma área teste e uma área controlo para cada um.

A área teste foi submetida a injecção de gel de ácido hialurónico 2 a 3 mm por apical da extremidade da papila (menos de 0,2 mL) e na área controlo foi injectada uma pequena quantidade de anestésico local. Repetição da intervenção até 3 vezes, com 3 semanas de intervalo entre cada. Determinação do preenchimento por fotografias iniciais e finais e análise com o programa GIMP 2 para comparação das diferenças de pixéis entre ambas. Análise estatística pelo teste ANOVA.

Resultados

Duas áreas teste obtiveram um preenchimento de 100% e três obtiveram um preenchimento entre 38,45% e 58,5%. As áreas controlo sofreram variações entre os 16,7% e -9,5%. O aumento foi estatisticamente significativo com a aplicação do produto (p=0,002).

Conclusão

A aplicação de ácido hialurónico parece ser uma alternativa válida no preenchimento da papila interdentária. No entanto, são necessários mais estudos com amostras de maiores dimensões.