Apresentação

Tecnologias brilham no regresso do evento à Exponor

Em 2012, o XXI Congresso da OMD reencontrou-se com a Exponor – Feira Internacional do Porto. Desde 1994 que o evento de medicina dentária oscilava entre Lisboa e Santa Maria da Feira. A mudança para um espaço mais próximo da cidade Invicta surgiu como a resposta natural aos desafios do constante crescimento e para proporcionar mais benefícios aos participantes.

Na Exponor, que em 2016 volta a ser a «casa» do XXV Congresso, a comissão organizadora, liderada por Artur Lima, procurou criar as melhores condições para congressistas e expositores. Foi na “nova casa” dos congressos do Porto que, há quatro anos, a Expo-Dentária recebeu a visita do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. O responsável percorreu as mais de 111 empresas, distribuídas por 344 espaços de m2, e ficou a conhecer in loco as razões do sucesso da maior feira de material dentário do país. Um mês depois, a direção da OMD recebia o ministro da Saúde, Paulo Macedo, na sua sede, no Porto.

O ano de 2012 trouxe várias mudanças no evento. Conscientes da conjuntura económica do país, as comissões organizadora e científica decidiram reduzir os preços nas inscrições online para médicos dentistas, estudantes e licenciados desde 2008. E o resultado foi surpreendente: mais de 7000 participantes que não abdicaram do XXI Congresso da OMD. A excelência do programa científico, composto por 21 oradores nacionais e 17 estrangeiros, contribuiu para captar o interesse dos congressistas que viram na oferta de conferências uma escolha criteriosa e abrangente das várias áreas da medicina dentária.

Na XXI edição, que decorreu de 8 a 10 de novembro, realizou-se um fórum onde se discutiram as múltiplas relações entre as patologias da cavidade oral e a saúde em geral, tendo como meta o incremento do relacionamento com outras especialidades médicas. Foi no congresso de 2012 que a OMD e o Infarmed estabeleceram um protocolo de cooperação para um maior controlo e fiscalização da utilização do peróxido de hidrogénio em branqueamentos dentários.

No âmbito das apresentações científicas iniciou-se uma nova etapa. Pela primeira vez, foram implementadas as comunicações livres em formato vídeo, bem como a atribuição de um prémio para as melhores apresentações científicas, nos diferentes formatos. Para além da votação do júri, os congressistas também foram convidados a participar. No final, foram submetidas 178 apresentações, um número bastante superior ao ocorrido em 2011, o que demonstrou a dinâmica que se vivia na profissão.

A entrada numa nova era dos congressos fez-se igualmente através das novas tecnologias. Nesse ano, as aplicações para telemóvel conquistavam cada vez mais adeptos. No mundo, a rede social Facebook alcançava um bilião de utilizadores registados. Por cá, a Ordem chegava aos 3000 seguidores e posicionava-se mais uma vez na vanguarda das novidades tecnológicas, ao aproveitar o mote do congresso para lançar a sua APP, com toda a informação do evento acessível na palma da mão. Este ano, já pode encontrar na APP tudo o que precisa saber sobre o XXV Congresso e fazer a sua inscrição. Não se esqueça que só tem uma semana para se inscrever online. Faça download da APP da OMD e venha celebrar as 25 edições dos congressos de medicina dentária.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XXI Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.