Fibroma ossificante periférico: propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Descrição

Neste trabalho apresenta-se o caso clínico de um paciente, do género masculino, de 46 anos de idade, que compareceu à consulta de Medicina Oral da FMDUP, com uma lesão na gengiva que o impedia de sorrir normalmente.

Ao exame clínico observou-se a uma massa pedunculada, vermelha, indolor, bem vascularizada, localizada na papila interdentária entre os dentes 22 e 23. O doente tinha má higiene oral e apinhamento dentário. Pela anamnese verificou-se que era uma lesão recidivante, já que o paciente tinha realizado a exérese de uma lesão semelhante há 2 anos.

Clinicamente, os diagnósticos prováveis eram: granuloma piogénico, fibroma ossificante periférico, fibroma e granuloma periférico de células gigantes. Optamos, numa primeira abordagem, por remover os factores irritativos locais com profilaxia periodontal.

Posteriormente, procedeu-se à exérese da lesão por biopsia excisional. Este trabalho possui como principal objectivo apresentar o caso de um fibroma ossificante periférico e abordar o seu diagnóstico e tratamento.

Discussão

O fibroma ossificante periférico clinicamente assemelha-se a um fibroma ou a um granuloma piogénico. O padrão microscópico típico é uma proliferação fibroblástica associada a áreas mineralizadas. No estudo microscópico da lesão excisada observou-se uma proliferação fibroblástica associada a focos de mineralização.

Conclusão

As características clínicas do fibroma ossificante periférico mimetizam outras lesões e o seu tratamento indicado é a excisão local e a curetagem do ligamento periodontal.