Osteomielite associada a um fracasso precoce de um implante

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos posters – 8 novembro, 11h30-13h00 – Ordem nº

Introdução

A reabilitação oral com implantes dentários tornou-se um tratamento de rotina na medicina dentária moderna com taxas promissoras de sobrevivência e sucesso. São raros os casos em que estes não se osteointegrem e que possam levar a complicações mais severas. Osteomielite é uma das raras complicações neste tipo de tratamento e a sua resolução pode ser difícil e pode levar a uma fractura mandibular.

Objetivo

Descrever complicações pouco comuns relacionadas com o fracasso precoce de implantes dentários e discutir opções de tratamento.

Caso

Mulher de 72 anos de idade com antecedentes de hipertensão e hipercolesterolemia foi referenciada ao nosso serviço de Cirurgia Oral para uma reabilitação com implantes dentários. Baixo o consenso de McGill foi reabilitada com 2 implantes na mandibular edêntula. Ambos os implantes fracassaram na osteointegração e foram imediatamente removidos. Após 3 meses de cicatrização, os implantes foram novamente colocados, e um deles fracassou novamente a osteointegrar-se.

O implante foi extraído sem qualquer tipo de complicação mas os sintomas de dor irradiada ao lado esquerdo mandibular persistiu após tratamento antibiótico. Diagnosticou-se clínica e radiológicamente uma osteomielite.

Discussão

Os fracassos precoces de implantes dentários têm sido descritos como fracassos que ocorrem pouco tempo após a colocação do implante. Estes fracassos são associados a um número de factores incluindo, hábito tabágico, fraca qualidade óssea, patologias sistémicas, quimioterapia, trauma cirúrgico, contaminação bacteriana durante a colocação do implante, assim como, a sobrecarga do implante durante a fase de cicatrização. Por vezes, estes eventos, podem levar a complicações mais severas como a osteomielite que os profissionais de saúde que ofereçam tratamentos implantológicos devem saber diagnosticar e tratar adequadamente.

Conclusão

Dos implantes dentários são uma opção terapêutica altamente previsível com uma taxa de fracassos muito baixa. Ainda assim, podem levar a complicações mais severas a que os dentistas devem estar atentos.