Técnicas de preservação do álvéolo – revisão narrativa

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos posters – 8 novembro , 9h30-10h00 – Ordem nº

Introdução

A reabsorção da crista alveolar é uma consequência inevitável da extração dentária. Apesar da extensão e padrão de reabsorção serem variáveis de indivíduo para indivíduo, existe uma progressiva perda de contorno da crista alveolar, como resultado de uma remodelação óssea fisiológica. Daqui podem advir, ao longo do tempo, complicações prostodônticas, perda de função e disponibilidade óssea inadequada para a colocação de implantes dentários.

Objetivo

Avaliar a literatura existente quanto aos resultados das diferentes técnicas de preservação de alvéolo.

Materiais e métodos

Pesquisa na Pubmed de 1990 a 2012. Foram incluídos estudos Randomizados Controlados, estudos Prospectivos com mais de 10 casos em humanos e revisões sistemáticas.

Palavras-chave

“Ridge preservation”, “Socket preservation”, “Socket healing”, “Alveolar healing”.

Resultados

Não existe evidência da superioridade de uma técnica em relação a outra e nenhuma delas preserva completamente as paredes do alvéolo.

Conclusões

Apesar da preservação alveolar ser efetiva, não existe evidência que suporte a superioridade de uma técnica em relação a outra. Nenhuma das técnicas preserva completamente o alvéolo.

Implicações clínicas

As técnicas de preservação alveolar permitem, de certa forma, manter a arquitetura e volume ósseos adequados a uma correta colocação de implantes.