Temas controversos em implantologia: uma avaliação crítica da literatura actual

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A Implantologia, sempre que possível, deve ser direccionada pela melhor evidência científica existente e adaptada ao “expertise” do clínico de forma a permitir alcançar as expectativas do paciente.

Objetivos

Avaliar se existe suporte científico para 3 temas actuais e controversos na área da Implantologia. Abordaremos os temas de forma sucinta e concisa. Para a avaliação crítica dos artigos iremos utilizar o questionário CASP. O nível de evidência para cada tema será também mencionado.

Métodos

Foram elaboradas perguntas PICO para os seguintes temas:

  1. Existe uma taxa de sucesso mais alta para implantes colocados em pacientes que utilizem um protocolo de antibioterapia pré e/ou pós-operatória quando comparados com pacientes que coloquem implantes sem qualquer cobertura antibiótica?
  2. Pacientes desdentados parciais que tenham coroas implanto-suportadas, contíguas e ferulizadas quando comparados com pacientes desdentados parciais que tenham coroas implanto-suportadas, contíguas e individualizadas apresentam menos complicações prostodônticas?
  3. Pacientes sujeitos à colocação de implantes com apenas uma fase cirúrgica quando comparados aos pacientes a quem são colocados implantes com duas fases cirúrgicas, apresentam maior perda óssea?

Foram seleccionados artigos em Inglês a partir de 1965 até Maio de 2012 utilizando a base de dados primária Pubmed/Medline, a base de dados secundária Cochrane database e os termos [MEsH], [all fields] e [Majr] adequados a cada pergunta PICO.

Conclusões

Após avaliação crítica da nossa pesquisa obtivemos respostas com nível I de evidência para os temas 1 e 3. Relativamente ao tema 2, a evidência científica encontrada pertence ao nível II. Concluímos então que são necessários mais estudos para responder à pergunta PICO do tema 2, se queremos exercer uma prática clínica com um alto nível de evidência.

Implicações clínicas

Através desta revisão poderemos tomar decisões com maior ou menor suporte científico de vários temas actuais.