Novas técnicas e sistemas de irrigação canalar

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos posters – 8 novembro , 14h30-16h00 – Ordem nº

Introdução

Para um tratamento endodôntico de sucesso é necessário proceder a uma boa preparação canalar química e mecânica. A complexidade da anatomia radicular limita muitas vezes a eficácia de uma correta instrumentação, adoptando a irrigação um papel fulcral na desinfecção canalar.

Objetivos e métodos

O objectivo desta revisão narrativa é apresentar uma visão global dos sistemas e técnicas de irrigação, da sua eficiência e segurança. Efectuou-se uma pesquisa na base de dados PubMed com as seguintes palavras-chave: “endodontic” AND “irrigation” e “endodontic” AND “irrigation” AND “systems”. De 360 artigos encontrados entre 2006-2012, foram selecionadas 57 referências bibliográficas.

Resultados

Ao longo dos anos, com o desenvolvimento tecnológico foram surgindo diferentes técnicas e sistemas de irrigação. A técnica mais comummente utilizada é a irrigação com seringa. Foi criado um programa matemático – Computational Fluid Dynamics – para avaliar os padrões de fluxo do irrigante de acordo com a agulha utilizada.

Utilizando este programa, foi possível observar que as agulhas de saída terminal apresentam um jacto de alta velocidade em direção apical, uma maior pressão da solução de irrigação a nível do foramen (15-18kPa) e uma maior efetividade de irrigação, comparativamente com as agulhas de saída lateral.

As irrigações hidrodinâmica e ultrassónica demonstraram ser mais efetivas do que a técnica convencional (P<0.001). A ocorrência de corrente acústica e cavitação são responsáveis pela superioridade deste método. Os sistemas de pressão negativa permitem uma melhor limpeza e desinfecção da porção apical do canal, bem como demonstrou ser seguro no que respeita à passagem inadvertida de irrigante pelo foramen.

Conclusão

Os métodos de agitação permitem um aumento na efetividade da irrigação, sendo os sistemas de pressão alternada os mais seguros

Implicações clínicas

Tendo em conta o papel preponderante da irrigação no sucesso do tratamento endodôntico, é necessário uma otimização da técnica para alcançar o máximo de efetividade.