Comparação de dois colutórios na redução de compostos sulfurados voláteis

Póster > Investigação > Periodontologia

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

A associação de 0,05% de cloreto de cetilpiridínio (CPC), 0,05% de clorohexidina (CHX) e 0,14% de lactato de zinco (Zn) – CHX+CPC+Zn – é considerada uma das mais eficazes na redução dos compostos sulfurados voláteis (CSV) responsáveis pelo mau hálito. Uma formulação semelhante utilizando 0,05% de Triclosan em vez de CPC (CHX+Triclosan+Zn) foi recentemente comercializada, faltando até a data estudos comparativos.

Objetivo

Comparação de dois colutórios na redução de CSV, isoladamente ou em associação com o controle mecânico da placa bacteriana (CPM), utilizando um modelo de mau hálito matinal.

Materiais e métodos

Foi realizado um estudo crossover, randomizado, duplamente cego, controlado por placebo, em onze voluntários com bom estado de saúde oral, em seis etapas distintas com um período de 7 dias de washout . Foram utilizados dois colutórios comerciais (CHX+CPC+Zn e CHX+Triclosan+Zn) e uma solução salina como controle negativo.

Os níveis de CSV foram quantificados por um monitor portátil de compostos sulfurados. Após a medição inicial cada voluntário bochechou com a solução atribuída, precedida ou não por CMP. As medições foram repetidas após 1, 3 e 5 horas. A análise de variância (ANOVA) foi utilizada para detetar diferenças significativas entre grupos.

Resultados

Não foram observadas diferenças significativas nos níveis de CSV basais entre grupos. Ambos os colutórios reduziram significativamente os níveis de CSV quando comparados com o placebo em todos os intervalos de teste (p <0,05) com uma ligeira superioridade do CHX+CPC+Zn. Não foi possível associar uma redução significativa dos níveis de CSV à realização de CPM, quando comparada com o uso isolado dos colutórios.

Conclusão

Os colutórios CHX+CPC+Zn e CHX+Triclosan+Zn reduziram efetivamente os CSV no mau hálito matinal. A redução observada persistiu por pelo menos 5 horas.

Implicações clínicas

O uso de colutórios baseados nas formulações estudadas deverá ser recomendado na terapêutica standard do mau hálito.