Impacto da personalidade na qualidade de vida de pacientes com prótese removível

Póster > Investigação > Prótese Removível

Hall dos posters – 8 novembro , 17h30-19h00 – Ordem nº

Introdução

Os traços extroversão-introversão e neuroticismo-estabilidade emocional são dimensões centrais da personalidade. Contudo, poucos estudos avaliam a associação entre a personalidade e a qualidade de vida na saúde oral, pós-reabilitação com prótese removível. OBJETIVO: Avaliar a influência das dimensões da personalidade na qualidade de vida de pacientes reabilitados com prótese removível.

Materiais e métodos

Avaliaram-se 41 pacientes portadores de prótese removível (70 próteses) na consulta de Prótese Dentária da FMDUP, usando o questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14) para avaliar a qualidade de vida na saúde oral, e o Eysenck Personality Inventory (E.P.I.) para determinar traços de personalidade. A análise estatística foi efetuada no programa SPSS®, aplicando o teste Mann-Whitney, a regressão linear e o teste qui-quadrado.

Resultados

Não se encontra qualquer associação estatisticamente significativa nos pacientes reabilitados com prótese removível relativamente à idade, ao género e à qualidade de vida. Em relação a esta última, a questão com maior concordância, no índice OHIP-14, diz respeito ao “conforto mastigatório”; já a de menor concordância relaciona-se com a “execução de tarefas e rotina diárias”. Quanto ao tipo de prótese predominante, o número de próteses acrílicas ultrapassa largamente o número de próteses esqueléticas. Não se encontra qualquer associação significativa (p>0.05) entre extroversão-introversão e neuroticismo-estabilidade emocional (E.P.I.) e a qualidade de vida dos pacientes observados (OHIP-14).

Conclusões

No nosso estudo, os traços de personalidade extroversão-introversão e neuroticismo-estabilidade emocional não influenciam a qualidade de vida dos pacientes portadores de prótese removível. Sendo esta uma vasta área de estudo com escassas investigações, mais estudos são necessários.

Implicações clínicas

A personalidade e a qualidade de vida na saúde oral são duas noções emergentes que, em conjunto, podem ajudar a compreender como os indivíduos percecionam o impacto de doenças orais na sua qualidade de vida, após reabilitação com prótese removível, culminando num paciente satisfeito, ou insatisfeito.