Estudo plano de Frankfurt em posição natural da cabeça relacionado à horizontal

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos posters – 8 novembro, 17h30-19h00 – Ordem nº

Resumo introdução

O plano de Frankfurt foi adoptado pela maioria das análises cefalométricas com a dupla função de orientação da cabeça e referência de medições, sendo considerado sobreponível à Horizontal Verdadeira (HV) e imutável com o crescimento. Estas características têm sido contestadas na literatura e responsabilizadas por vários erros de diagnóstico e tratamento.

Objectivos

Avaliação da posição do plano de Frankfurt relativamente à Horizontal Verdadeira, com paciente posicionado em Posição Natural da Cabeça (PNC).

Material e métodos

Análise de 200 cefalogramas obtidos por traçado informático, de pacientes diagnosticados em PNC em clínica de Ortodontia, preenchendo os critérios de inclusão definidos para a amostra.

Resultados

Evidenciam que em 52,5% dos casos o plano de Frankfurt se apresentava inclinado relativamente à horizontal natural, por vezes com uma inclinação considerável. (p=0,01)

Conclusões

O plano de Frankfurt não é sobreponível à HV na maioria dos pacientes estudados, produzindo resultados distorcidos e falta de validade nas variáveis medidas relativamente a Frankfurt.

Implicações clinicas

As análises cefalométricas que usam como referência e orientação o plano de Frankfurt, podem produzir erros de diagnóstico e induzir planos de tratamento ortodônticos errados.