Apresentação

15 anos celebrados com um programa inovador

Há dez anos, uma Ordem extremamente dinâmica, liderada por uma equipa proativa apresentava-se no seu congresso anual com uma programação científica e social fora de série, cuja organização do evento estava a cargo de um grupo igualmente jovem.

Apesar de estar em plena fase da adolescência, o principal acontecimento científico da medicina dentária portuguesa apresentava já uma maturidade reconhecida. Com uma aposta nas referências internacionais (17 conferencistas estrangeiros e 52 nacionais), o programa científico incluiu duas sessões completamente inovadoras. A primeira, a Sessão Clínica de Plano de Tratamento, destinou-se à discussão e planificação de casos reais, complexos e multidisciplinares até alcançar um plano de tratamento final. A segunda, a sala de “Controvérsias”, colocou dois conferencistas a defender posições antagónicas de diferentes temas clínicos, dando a palavra também aos congressistas.

Já a programação social voltou a surpreender ao trazer para o Europarque uma exposição de automóveis clássicos. A exposição de fotografia “Caminhos de Portugal” foi um êxito, assim como o desfile de moda.

O XV Congresso da OMD superou-se novamente, em número de inscritos e de expositores presentes na Expo-Dentária. A feira foi igualmente reestruturada e, pela primeira vez, foi atribuído um prémio para o melhor stand. Os congressistas votaram durante os três dias de congresso (9 a 11 de novembro) e, para tal, tiveram um ecrã digital para agilizar o processo, dando assim continuidade à inovação tecnológica que vinha a ser implementada pela OMD, que no início de 2006 lançou um novo site, onde estava incluída uma bolsa de emprego online.

“Ultrapassou em larga medida as melhores expectativas”, recordou o presidente da Comissão Organizadora, Ricardo Faria e Almeida, num testemunho divulgado no Livro 15 Anos de Congressos da OMD, que foi editado precisamente nesse ano, em 2006, para assinalar e homenagear o trabalho desenvolvido pelas várias equipas que aceitaram o desafio de, a cada ano, erguer um congresso cada vez maior.

Também inédita foi a campanha eleitoral que decorreu paralelamente ao congresso. Em vésperas de eleições para os órgãos sociais, existiam duas listas candidatas, que aproveitaram este encontro para apresentarem as suas ideias. Ganharia a lista liderada por Orlando Monteiro da Silva. 2006 ficaria ainda marcado pela eleição do bastonário da OMD para a presidência do CED (Council of European Dentists).

E ainda se recorda da intervenção do Ministro da Saúde na sessão solene? Correia de Campos anunciou a decisão de aumentar em 20% o orçamento do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), bem como de integrar a Medicina Dentária nas valências das Unidades de Saúde Familiares. Prometia ainda que, em 2010, todas as crianças teriam um médico dentista a acompanhar o seu estado de saúde oral.

Na sessão de abertura do congresso de 2006 foram apresentados os resultados do primeiro inquérito aos associados sobre a “Avaliação do Mercado de Emprego da Medicina Dentária em Portugal”, desenvolvido pelo Departamento de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, em parceria com a OMD.

A XXV edição do congresso da OMD foi o culminar de um ano de ações e encontros promovidos pela Ordem dos Médicos Dentistas. Organizámos as II Jornadas Atlânticas de Saúde Oral, o Congresso Anual da ESDE (European Society of Dental Ergonomics) e o I Congresso Regional da OMD, na Madeira, recebemos as reuniões plenárias da ERO-FDI (European Regional Organization da FDI) e do Dental Liaison Committee, fomos o país anfitrião do XV Congresso Internacional da Associação Ibero-Americana de Ortodontistas e participámos no I Congresso Sino-Português, em Macau. Além disso, a OMD assinou um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Técnicos de Estomatologia de Angola (ANTEA), para disponibilizar formação contínua aos cerca de 200 técnicos de estomatologia que exerciam nesse país. Semanas antes do congresso, em outubro, o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social português atribuiu pela primeira vez o título de Entidade Formativa Acreditada à OMD. Foi portanto um ano recheado de «estórias», que serão recordadas no XXV Congresso.

 

Consulte o álbum de fotos no Facebook do XV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.