Em março, o governo regional dos Açores apresentou o seu programa, que assenta no compromisso “Açores 2034 – Agenda para o Futuro” e foi aprovado na Assembleia Legislativa.

No âmbito das várias propostas que constam no documento, a representante da região no Conselho Diretivo da OMD enviou uma carta ao presidente do governo, na qual apresenta uma série de contributos para incluir a saúde oral em várias áreas de ação política e ampliar as medidas previstas para o setor.

O objetivo, esclarece Joana Morais Ribeiro, consiste em “reforçar, uma vez mais, a importante parceria entre a OMD e o governo regional dos Açores para a criação de sinergias no âmbito do desenvolvimento e melhoria de cuidados de saúde, em geral, e saúde oral, em particular”.

Após a análise do programa, a responsável considera que importa reforçar cinco eixos fundamentais: promoção da acessibilidade, criação da carreira especial de medicina dentária, qualificação profissional, apoio à modernização e desenvolvimento das empresas do setor, e turismo em saúde.

A intenção de atualizar os valores da tabela de convenções do Serviço Regional de Saúde (SRS) é uma medida aplaudida, “e há muito reivindicada”, pela Ordem que defende, em complemento, “o aumento da população elegível para este reembolso”, pois, explica Joana Morais Ribeiro, dará resposta “a mais cidadãos”, nomeadamente aqueles que estão em escalões “considerados mais elevados”, mas dado o contexto económico vivem “em esforço financeiro”.

No programa consta também o plano de continuar o processo de valorização das carreiras da saúde, assim como a abertura para “negociação e diálogo com as ordens profissionais”. Além de se disponibilizar para uma reunião, na carta enviada a José Manuel Bolieiro, a representante dos médicos dentistas na região salienta a urgência de criar uma carreira para estes profissionais no SRS e a importância de integrar a classe “nos cuidados de saúde hospitalares”.

De igual forma, Joana Morais Ribeiro aponta as vantagens de incluir a medicina dentária na estratégia do governo para o turismo, argumentando que o setor “pode ser visto como um importante vetor de exportação de serviços de saúde”, uma vez que é notório o crescimento de cidadãos estrangeiros que se deslocam aos Açores para “os seus tratamentos de reabilitação oral”.

A OMD propõe, ainda, no plano da transição digital a alocação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para a implementação de “um sistema de saúde integrado e multidimensional”.

Consulte na íntegra a carta enviada ao presidente do governo regional dos Açores (pdf).