A 8ª edição do Barómetro da Saúde Oral, referente a 2023, é o tema de capa da edição 58 da Revista da OMD. Este estudo – que traça o perfil, acesso, motivações e a relação da população com a medicina dentária – indica que quase 30% dos portugueses não visitou o médico dentista no último ano ou só o fez em situações de urgência. Dentro deste universo, 54% das pessoas têm 65 ou mais anos. E neste espectro, quase 10% afirmam nunca terem recorrido a uma consulta de medicina dentária.

Também é possível constatar que o número de pessoas que marcam consulta pelo menos uma vez por ano diminuiu 3% face a 2022 (64,4% vs 67,4%), em contraponto com os resultados registados nos últimos anos. Por outro lado, seis em cada dez pessoas têm falta de pelo menos um dente natural e mais de metade não substitui a dentição perdida.

“É preciso agir agora, no presente”, salienta Miguel Pavão, reforçando que “é urgente garantir o acesso aos cuidados de saúde oral e promover a literacia para que a visita ao médico dentista seja encarada como uma consulta de rotina, pois só assim é possível caminhar para uma prática cada vez mais preventiva e não interventiva”.

Ainda assim, nem tudo são más notícias. A nível de hábitos de higiene oral, 78,8% dos inquiridos garantem escovar os dentes duas ou mais vezes por dia, o que representa um aumento de 5,7 pontos percentuais face a 2022.

Nesta edição, também fazemos o balanço do 32º Congresso da OMD, que se realizou na Exponor, em novembro. Num ano em que a própria Ordem dos Médicos Dentistas celebrou 25 anos de existência, este evento captou o interesse de mais de 4500 profissionais, que se dividiram entre conferências científicas, cursos, workshops e sessões socioprofissionais. Já a Expodentária, que teve a maior área de sempre, recebeu praticamente 11 mil visitas.

Em 2023, a Comissão Científica elegeu como tema central a prevenção. Para concretizar o conhecimento científico e a aquisição de competências neste âmbito, o congresso reuniu 98 conferencistas nacionais e internacionais.

Para o presidente da Comissão Organizadora, António Cabral, os resultados alcançados são fruto de “um ano de trabalho afincado, brainstorming, entreajuda e vontade de materializar uma série de ideias que foram surgindo, sempre com o foco de organizar um evento que promovesse a união da classe”.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do ministro da Saúde. Num momento marcado pela queda do Governo, Manuel Pizarro realçou a colaboração entre a Ordem e o Ministério da Saúde, elencando três prioridades do Executivo: revalorização do cheque-dentista, presença da saúde oral no SNS e carreira de medicina dentária. Miguel Pavão, por seu lado, explicou a importância de manter os “compromissos assumidos pelo Estado português” e deixou uma garantia aos presentes. “Governe quem governe, a OMD continuará a pugnar pelos avanços alcançados”, vincou.

Aceda à versão digital da Revista da Ordem dos Médicos Dentistas nº 58.

Em complemento, consulte a Revista OMD nº58 em pdf.

Ao longo da edição 58 também é dado destaque à entrevista de Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD, que em 2024 cumpre o último mandato à frente deste órgão disciplinar. Luís Filipe Correia faz o balanço de vários projetos, fala das metas superadas e das muitas mudanças que aconteceram ao longo do tempo na medicina dentária.

O estudo “Números da Ordem”, que apresenta um recorde de médicos dentistas com inscrição suspensa (2077), a maioria dos quais (54%) para trabalhar no estrangeiro, e a apresentação do “Relatório da Saúde Oral em Portugal”, que valida e reforça a atual ambição do Serviço Nacional de Saúde de aumentar a capacidade de resposta e o acesso a cuidados de saúde oral no serviço público até 2026, também estão em evidência.

Conheça ainda as atualizações ao programa cheque-dentista, as principais mudanças no novo decreto-lei que revê o regime da proteção radiológica e os resultados da iniciativa “Comer bem, sorrir melhor”.

Na rubrica Estilo de Vida, falámos com Pedro Gil Vasconcelos, que aborda o seu trabalho enquanto realizador e a paixão pelos caminhos de Santiago. Estas duas facetas deram origem a dois documentários “O meu Caminho” e “O nosso caminho”, que já conquistaram vários prémios em festivais internacionais.

Na área de membro, os associados podem a qualquer momento atualizar a sua informação relativamente à Revista da OMD. Aceda à sua Área de membro para, caso pretenda, receber a revista em formato digital ao invés da edição em papel.