O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas decidiu por unanimidade, durante o plenário realizado a 1 de março, atribuir a Medalha de Ouro a Manuel Pizarro, ministro da Saúde no XXIII Governo Constitucional. O galardão será entregue pelo bastonário da OMD, Miguel Pavão, no último Compromisso de Honra de 2024, que se realiza este domingo, dia 17 de março, no Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto). A cerimónia começa às 16 horas.

A Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas, a mais alta distinção da OMD, é atribuída sempre que, no entender da Ordem, a ação profissional, académica ou política de um cidadão, seja qual for a sua área profissional de atuação, tenha contribuído ou contribua de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária e melhores condições para a saúde oral em Portugal, seja a nível técnico e/ou científico, seja para a defesa da saúde pública.

No caso de Manuel Pizarro, além de ministro da Saúde, foi deputado à Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Exerceu, no XVII Governo Constitucional (2008-2009), as funções de secretário de Estado da Saúde e, no XVIII Governo Constitucional (2009-2011), as de secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Foi, ainda, Alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde e Eurodeputado.

No contexto da medicina dentária, foi durante o seu mandato que se procedeu à alteração do regime jurídico da proteção radiológica, adequando-o assim à realidade da profissão, e à atualização do valor do cheque-dentista para 45 euros. A apresentação da versão final do Relatório da Saúde Oral em Portugal, que estabelece os alicerces da estratégia do Serviço Nacional de Saúde para o reforço da capacidade de resposta e acesso a cuidados de saúde oral pela população portuguesa até 2026, é outro ponto significativo.

Em relação ao currículo académico, Manuel Pizarro é licenciado em Medicina, com especialidade em Medicina Interna. Exerceu prática clínica no Centro Hospitalar e Universitário de São João e foi Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Trindade.

Até ao momento, a OMD distinguiu onze personalidades:

2021 – Miguel Albuquerque, antigo presidente do Governo Regional da Madeira;
2018 – António Vasconcelos Tavares, professor universitário e médico estomatologista, e António Felino, professor universitário e médico dentista;
2015 – Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional da Madeira;
2014 – Carlos César, antigo presidente do Governo Regional dos Açores;
2008 – João Carvalho, ex-dirigente da Associação Profissional dos Médicos Dentistas, e António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde;
2007 – Armando Simões dos Santos, ex-diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (a título póstumo), João Maló de Abreu, antigo diretor do Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Fernando Martins Peres, ex-presidente do Conselho Diretivo e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto;
2004 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República.