A Ordem dos Médicos Dentistas, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Associação Portuguesa dos Higienistas Orais (APHO) e outras entidades ligadas à saúde subscreveram a Declaração de Princípios de Coimbra. A assinatura deste memorando decorreu durante as celebrações do Dia Mundial da Saúde Oral, esta terça-feira, 20 de março, no Teatro Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Esta declaração reconhece que a saúde oral é uma componente essencial da saúde geral. Por isso, os signatários comprometem-se “a promover a consciencialização e o compromisso com a saúde oral, fomentar a colaboração entre as partes interessadas e delinear passos concretos para melhorar os resultados da saúde oral”.

Com o foco na prevenção e em políticas integradas, salvaguarda a necessidade de atender às necessidades da população, especialmente daqueles que são desfavorecidos e vulneráveis, a adoção de programas transversais para a promoção de estilos de vida saudáveis e a redução do consumo de açúcar para mitigar os riscos de cárie dentária, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis.

Da parte da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, bastonário, Salomão Rocha, representante da Região Centro no Conselho Diretivo, e Fernando Guerra, presidente do Conselho Geral, estiveram na sessão.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde, Benvinda Santos e Miguel Arriaga, igualmente da parte da DGS, Paulo Melo, em representação da Federação Dentária Internacional, Inês Monteiro Filipe, representante nacional no Conselho Europeu de Chief Dental Officers, e Fátima Duarte, presidente da APHO, foram outras das personalidades presentes em Coimbra.

Além da assinatura da Declaração de Princípios de Coimbra, a Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas e com a Câmara Municipal de Coimbra, organizaram um programa dedicado ao Dia Mundial da Saúde Oral 2024, que decorreu no Teatro Cerca de São Bernardo, em Coimbra, das 11 horas até às 16h30.