A antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e ex-presidente do Conselho do Administração do Hospital de Santa Maria é a nova ministra da Saúde. A decisão foi comunicada na tarde de ontem, 28 de março, por Luís Montenegro, Primeiro-Ministro indigitado, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O novo Governo toma posse a 2 de abril

Entretanto, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, felicitou Ana Paula Martins pelo cargo, estando naturalmente disponível para, no quadro das nossas competências, desenvolver um trabalho profícuo com a nova equipa ministerial, de forma a assegurar o direito de acesso de todos os portugueses aos cuidados de saúde oral, não esquecendo a criação de políticas que respondem aos desafios que a classe enfrenta.

“Ana Paula Martins tem um longo percurso na área da saúde, o que lhe confere um conhecimento profundo do setor. O facto de ter sido bastonária de uma ordem da saúde é uma mais-valia para o diálogo com as associações públicas profissionais, uma vez que é conhecedora das suas dinâmicas e dos problemas e desafios que estas classes enfrentam e são transversais aos vários profissionais deste setor”, adianta Miguel Pavão, bastonário da OMD.

A antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (de 2016 a 2022), é licenciada em Ciências Farmacêuticas (FFUL), mestre em Epidemiologia (FCM-UNL) e doutora em Farmácia Clínica (FFUL). Ana Paula Martins foi presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) até ao início do ano, cargo que tinha assumido a 1 de fevereiro de 2023. A farmacêutica foi a primeira nomeação da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para a liderança de um hospital.