O médico dentista José Frias Bulhosa foi designado Coordenador Nacional da Saúde Oral pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS). A nomeação consta da Deliberação nº 003/2024 (pdf), assinada pelo diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, que define ainda os termos da criação de uma Coordenação Nacional da Saúde Oral no Serviço Nacional de Saúde (CNO-SNS). Este Conselho Técnico terá a responsabilidade de operacionalizar as recomendações do “Relatório Saúde Oral em Portugal”.

Recorde-se que este documento, apresentado a 7 de dezembro, determina os fundamentos da estratégia do SNS para o reforço da capacidade de resposta e acesso a cuidados de saúde oral pela população portuguesa com um horizonte até 2026.

Além de José Frias Bulhosa, que até então desempenhava o cargo de vogal do Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas, o CNO-SNS será igualmente composto pelos seguintes elementos: Francisco João Salvado e Silva (Assistente Graduado Sénior em Estomatologia, na Unidade Local de Saúde de Santa Maria), Sabina Ribeiro Ramalho (Técnica Superior das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica Especialista na área de Higiene Oral, na Unidade Local de Saúde do Oeste), Catarina de Carvalho Nunes Gomes de Almeida (Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, na Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra), Filipa Macedo Malcata (Médica Especialista em Saúde Pública, na Unidade Local de Saúde de São João) e Rafael Costa Simões de Vasconcelos (Médico Interno em Saúde Pública, na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria).

Nesta deliberação, a DE-SNS explica que o Conselho Técnico irá operacionalizar as recomendações do “Relatório Saúde Oral em Portugal” no âmbito da Epidemiologia; Organização Central; Serviços de Saúde Oral; Recursos Humanos; Infraestruturas; Sistemas de Informação; Acesso e Monitorização.