Harmonização orofacial, medicina dentária do sono, sedação consciente em medicina dentária, gestão de unidades de saúde, medicina dentária forense, dor orofacial e disfunção temporomandibular. Estas são as seis competências setoriais, cujos regulamentos de acesso o Conselho Diretivo decidiu na reunião do passado sábado, 16 de dezembro, colocar em consulta pública.

No plenário mensal da direção foi ainda aprovado o Plano de Prevenção e Controlo da Legionella desenvolvido no âmbito do grupo de trabalho da OMD de Biossegurança. O documento resulta da articulação da Ordem com várias entidades, nomeadamente o INSA, e será disponibilizado à classe em breve.

No último encontro de 2023, a direção renovou o protocolo de colaboração com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., de forma a dar continuidade à execução da prova de comunicação em medicina dentária. Este exame, que se realizou pela primeira vez em janeiro de 2022, visa aferir a capacidade de compreensão e comunicação dos candidatos, no âmbito do exercício profissional e da relação médico dentista-paciente.

Foi, ainda, decidido disponibilizar na página eletrónica da OMD o modelo de declaração prévia, destinado aos médicos dentistas nacionais de um país da União Europeia, que se desloquem a Portugal para o exercício da atividade profissional de médico dentista de forma ocasional e esporádica. O objetivo é promover e facilitar a comunicação dessa atividade à OMD.

Esta medida faz parte de um trabalho que a Ordem dos Médicos Dentistas está a realizar em Portugal e no contexto europeu, onde tem vindo a colocar o tema da mobilidade na agenda dos assuntos prioritários a nível comunitário.

O presidente da Comissão Organizadora do 32º Congresso da OMD, António Cabral, aproveitou também a reunião do Conselho Diretivo para fazer o balanço do congresso e apresentar os números do evento. A edição de 2023 voltou a superar-se ao reunir mais de 4500 participantes.

Mais de mil profissionais participaram nos 26 cursos hands-on, nos dois workshops e no curso para assistente dentário. A Expodentária foi a maior da sempre, com 116 empresas presentes, distribuídas por 533 stands, que ocuparam dois pavilhões. No total dos três dias, foram registadas praticamente 11 mil visitas à feira de equipamentos e materiais dentários.

A direção volta a reunir em janeiro, no Porto, na data prevista de 13 de janeiro.