A sessão “Medicina dentária hospitalar/medicina dentária militar”, moderada por Manuel Nunes, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, incidiu sobre a realidade da profissão nestes dois contextos específicos.

O painel abordou, assim, a situação profissional dos médicos dentistas em ambiente hospitalar e militar, considerando a tipologia de contrato, a progressão de carreira, o seu envolvimento na terapêutica do paciente, no diagnóstico de várias patologias, como o cancro da cabeça e do pescoço, e o enquadramento em equipas multidisciplinares.

Os oradores também debateram as mais-valias da criação da carreira de médico dentista no serviço público, à semelhança do que já acontece na Madeira, e Liliana Vasconcelos, que exerce no Serviço de Medicina Dentária do Hospital Dr. Nélio Mendonça (Funchal), falou da sua experiência e nos vários benefícios associados.

“Na Madeira temos um exemplo que deveria ser seguido pelo resto do país. Existe uma carreira de médico dentista no serviço público que valoriza a profissão e se traduz numa melhor prestação de cuidados aos utentes. No SESARAM, damos apoio a todos os utentes, sempre em contacto com os médicos assistentes, e somos muito requisitados”, sublinhou.

Assista ao vídeo da sessão “Na Ordem do Dia” do 32º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu na Exponor de 9 a 11 de novembro de 2023. Intervenções de Lúcio Lara Santos. Liliana Vasconcelos, Nicholas Fernandes e Nuno Oliveira de Sousa e Silva.