No ano em que se completam dois anos da criação da carreira de médico dentista no Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira, o bastonário da OMD visitou a ilha para ver in loco o que mudou com esta decisão histórica. Miguel Pavão reuniu com o presidente do Governo, Miguel Albuquerque, o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e com a administração do Sesaram, Rafaela Fernandes.

Nestes encontros, a comitiva da OMD constatou o trabalho realizado no setor da saúde oral e o bastonário destacou que a região “é um exemplo de boas práticas que deve ser replicado no resto do país”, lançando assim o desafio ao poder político para que replique este exemplo Serviço Nacional de Saúde e no Serviço Regional de Saúde dos Açores.

Perante os planos do Governo para o setor da medicina dentária, Miguel Pavão mostrou-se satisfeito com a intenção de estender as consultas de saúde oral a mais três concelhos da região. Contudo, alertou, é necessário “aumentar e reforçar profissionais”, de forma a acompanhar o investimento na disponibilização destes cuidados aos madeirenses. Além disso, notou que este projeto tem margem para progressão, uma vez que “há regiões da ilha que não estão devidamente cobertas”.

Por outro lado, o bastonário da OMD propôs às entidades responsáveis que o setor público aposte na “articulação” com o privado, “onde mais de 200 médicos dentistas trabalham”. Realçou os ganhos para a população do trabalho conjunto entre os dois setores, “seja por uma compensação na resposta privada, seja através da articulação de cedência de dados entre privado e resposta do setor público regional”.

Fotografia: Miguel Moniz.

 

Quanto à construção do novo hospital, o responsável salientou junto dos decisores políticos que este projeto “vai trazer uma nova oportunidade, quer logística, quer de infraestrutura” para a medicina dentária, mostrando a expectativa de que a obra “possa complementar ainda mais” o acesso aos cuidados medicina dentária, através de um incremento do “número de cadeiras” e da capacidade “de resposta”. Assim, desafiou o Governo regional a dar continuidade ao investimento nos “cuidados de emergência em medicina dentária”. De realçar que a Madeira é também um caso de exceção na resposta hospitalar, quando comparada com Portugal continental e Açores.

Nesta visita institucional, Miguel Pavão esteve acompanhado pelo representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo (CD) da OMD, Fabião de Castro da Silva, pela membro suplente do CD pela RAM, Catarina Cortez, e pela representante da Região Autónoma dos Açores no CD. Joana Morais Ribeiro tem encetado várias reuniões com os decisores políticos dos Açores, no sentido de seguirem o exemplo da Madeira e integrarem os médicos dentistas que exercem no setor público numa carreira.

Assista à reportagem transmitida pela RTP Madeira.