O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas esteve reunido com o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na passada quarta-feira, 22 de fevereiro. Na agenda do encontro, realizado no Ministério da Economia e do Mar (Lisboa), esteve o posicionamento da medicina dentária no turismo de saúde e bem-estar, que, aliás, é uma das prioridades elencadas na Estratégia de Turismo 2027.

Miguel Pavão sublinhou a redução da tributação para o setor e produtos de medicina dentária como uma medida que protege o maior interesse e se traduz em ganhos em saúde oral. Depois, explicou a importância associada, por exemplo, a uma economia de escala, ao aumento do volume de negócios, ao estabelecimento de redes colaborativas, à criação de emprego e à possibilidade de atrair parceiros de outros setores, mais concretamente da indústria farmacêutica, mas também no âmbito da investigação e desenvolvimento, e ao nível de equipamentos.

O bastonário esclareceu que o turismo de medicina dentária tem vindo a crescer em Portugal e, por isso, defendeu uma maior aposta nos mercados internacionais. Miguel Pavão vincou a grande disponibilidade de oferta para atividades turísticas em Portugal, que pode ser associada à resposta de qualidade dos serviços de medicina dentária do país, o que vai ao encontro de uma preocupação crescente com questões estéticas e de bem-estar dos pacientes. Num questionário realizado pela Ordem dos Médicos Dentistas, em 2022, constatou-se que em Portugal mais de 600 clínicas já atenderam “turistas dentários”.

Nesse mesmo estudo, 326 clínicas revelaram que têm, ou pretendem vir a ter, uma estratégia para atrair pacientes internacionais. Refira-se que 60% dos pacientes que realizaram procedimentos em Portugal usufruíram de uma estadia superior a cinco dias e tiveram gastos médios muito superiores, quando comparados com o turismo de lazer e de negócios.

Tendo em conta este contexto, ficou definido que a Ordem dos Médicos Dentistas irá integrar o grupo de trabalho em Economia e Saúde. Nesse âmbito, a OMD pretende propor a possibilidade de criação de uma linha de financiamento para as clínicas de medicina dentária, para uma capacitação e melhoria de resposta no âmbito do turismo médico dentário em saúde.