No 31º Congresso da OMD, além dos temas científicos e da formação prática, debateram-se temas com relevância para o exercício da medicina dentária, o estado da saúde oral dos portugueses e as preocupações que interferem no dia-a-dia da classe.

No painel “Sorrisos imperfeitos: saúde oral em Portugal”, o bastonário, Miguel Pavão, e os oradores António Colaço, António Mano Azul e José Frias Bulhosa abordaram o que tem sido feito em matéria de saúde pública oral, nos últimos anos, e o caminho que ainda é necessário percorrer para compensar a ausência da medicina dentária no setor público ao longo de décadas.

A discussão teve como ponto de partida a reportagem “Sorrisos Amarelos”, recentemente transmitida pela SIC, e a moderação esteve a cargo da jornalista Patrícia Mouzinho.

No mesmo dia, a 18 de novembro, decorreu a sessão “PNPSO – cheque-dentista”, na qual se abordou a necessidade de rever o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e os possíveis caminhos a seguir. Moderados pela médica dentista Inês Monteiro Filipe, do grupo de trabalho Saúde Pública Oral, António Mano Azul, José Frias Bulhosa, Manuel Nunes e Miguel Pita Alves falaram sobre a urgência de atualizar o cheque-dentista e refletiram sobre um inquérito realizado pela OMD à classe sobre este assunto.

A OMDTV entrevistou o coordenador do grupo de trabalho, Manuel Nunes, que fez uma resenha da sessão:

Assista às duas conferências da Ordem do Dia: