Nos dias 3 e 4 de novembro, o bastonário da OMD visitou vários projetos de medicina dentária social e reuniu com alguns dos intervenientes neste setor. Miguel Pavão escolheu, este ano, a área social para alertar a classe política e a sociedade, em geral, para as múltiplas dimensões da medicina dentária, nomeadamente no que concerne o seu papel na luta contra a exclusão e a pobreza.

O Roteiro Medicina Dentária Social arrancou com uma reunião com a coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, Sandra Araújo.

Seguiu-se a visita à delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa e à Casa do Regaço, para conhecer o projeto Sorrisos Saudáveis. O bastonário esteve ainda na Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (Santo Tirso) e no Estabelecimento Prisional da Santa Cruz do Bispo – Feminino, onde foi recebido pelo provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares. No final do dia, Miguel Pavão reuniu na Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede com os provedores das misericórdias de Cantanhede, Guimarães, Barcelos e Serpa, que são médicos dentistas, e com o coordenador do projeto de Saúde Oral em Lisboa (da Santa Casa de Lisboa), onde se inteirou do trabalho que tem sido feito na área social e das mais-valias para os seus destinatários.

No dia 4, o bastonário visitou a delegação de Cascais da Mundo a Sorrir e esteve no gabinete médico-dentário da Associação Abraço, em Lisboa.

No final do dia, reuniu por videoconferência com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a quem mostrou a sua preocupação quanto às dificuldades e desafios que o setor social enfrenta, realçando o facto de se tratar de uma área com grande impacto no acesso da população mais vulnerável aos cuidados de saúde oral.

Ana Mendes Godinho saudou a iniciativa e mostrou abertura para realizar uma reunião conjunta com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, com o intuito de delinearem propostas e incluírem o setor social, nomeadamente as misericórdias e IPO, no Programa Nacional de Acesso à Saúde Oral, que está previsto no Orçamento de Estado 2023.

Este périplo inseriu-se no conjunto de roteiros que o bastonário pretende realizar anualmente, de forma a conhecer e expor a realidade dos vários setores da medicina dentária.