A implementação da proposta estratégica para a saúde oral, a nível global, que foi aprovada por unanimidade no início do ano, na reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), está neste momento a ser debatida na 75ª Assembleia-Geral, no âmbito da adoção do roteiro 2023–2030 para a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis (DNT) (The road map 2023–2030 for the global action plan for the prevention and control of noncommunicable diseases).

A declaração política da terceira reunião de alto nível da Assembleia-Geral da OMS sobre este tema incorpora várias recomendações apresentadas pela Federação Dentária Internacional (FDI), nomeadamente a inclusão da saúde oral na resposta da OMS a emergências de saúde, e na nutrição materna e infantil, alinhando as metas com o seu documento Visão 2030.

Na intervenção na assembleia da OMS, que decorre até 28 de maio, a FDI elogia a inclusão de metas para a saúde oral (item 14.1 (c ) Global strategy on oral health) na estratégia das doenças não transmissíveis (Follow-up to the political declaration of the third high-level meeting of the General Assembly on the prevention and control of non-communicable diseases – pdf), bem como a atualização da definição de saúde oral.

Para o bastonário da OMD, Miguel Pavão, “esta resolução é um momento importante para a saúde oral a nível mundial, onde os Estados-Membros assumem um compromisso e uma agenda ambiciosa e prioritária para a saúde oral”

O tema da 75ª Assembleia-Geral é “Health for Peace, Peace for Health” e, além dos trabalhos em curso, os membros reelegeram Tedros Adhanom Ghebreyesus como diretor-geral.

No ano passado, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou uma resolução histórica sobre a saúde oral. Nessa ocasião, a OMS foi desafiada a desenvolver, até 2022, uma estratégia global, bem como um plano de ação, que estabeleça metas para 2030.