Em maio de junho realizam-se cursos clínicos, socioprofissionais e médicos, com inscrições gratuitas para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária. O Funchal também recebe o curso hands-on de emergências médicas.

Após o sucesso de 2021, a oferta formativa mantém o modelo online, com transmissão em direto e disponibilização em diferido, chegando desta forma a mais associados, de Norte a Sul do país, incluindo as ilhas.

Conheça os próximos cursos, resumos e efetue a sua inscrição:

✅ O médico dentista Filipe Freitas ministra a 2 de maio (21h30) o curso clínico “Diagnóstico diferencial de lesões ulcerativas da mucosa oral”.

A perda de integridade epitelial da mucosa oral é relativamente frequente e traduz-se, clinicamente, pelo desenvolvimento de lesões ulcerativas ou erosivas. Nas úlceras, o dano tecidual é mais profundo, havendo exposição de tecido conjuntivo, enquanto nas erosões existe manutenção da camada basal do epitélio. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ “Burnout em medicina dentária” é o tema do próximo curso socioprofissional, lecionado pela médica dentista Manuela Soares Rodrigues a 12 maio (21h30).

A medicina dentária está identificada como uma profissão de alto risco de stress. Para além deste risco, é comum para os médicos dentistas fazerem sacrifícios pessoais – saúde, tempo, família – em função dos seus pacientes e da sua carreira. Contudo, a médio/longo prazo, isto pode não ser sustentável e os efeitos podem ser devastadores, com os profissionais a lutarem para encontrar calma no seu dia a dia ou significado no seu trabalho. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ A 23 de maio (21h30) regressamos aos cursos clínicos com “Abordagem do paciente com necessidades especiais”, a cargo da médica dentista Sofia Almeida.

A prestação de cuidados de saúde oral a adultos e crianças com necessidades especiais que não conseguem aceitar ou ter acesso a cuidados dentários de rotina em consultório convencional apresenta múltiplos desafios. Alguns pacientes apresentam dificuldades de aprendizagem, défices físicos, intelectuais, histórias médicas complexas, história de saúde mental ou problemas sociais graves – casos graves de proteção à infância, vítimas de abuso ou violência doméstica. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ “Enquadramento legal para implementação de uma clínica ou consultório de medicina dentária” é o tema do curso socioprofissional ministrado a 26 de maio (21h30) pela médica dentista Teresa Alves Canadas e pelo advogado Óscar Madureira.

Esta formação versará sobre os procedimentos associados com o licenciamento e a operação de um consultório e/ ou clínica de medicina dentária, com enfoque especial em casos e situações práticas que nos foram sendo reportadas por médicos dentistas. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ No Funchal realiza-se, a 28 de maio (21h30), a terceira edição do curso hands-on de emergências médicas SBV/DAE, resultado de uma parceira entre o Centro de Formação Contínua da Ordem dos Médicos Dentistas e a Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa.

As edições anteriores já esgotaram. Reserve o seu lugar neste curso. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ Chegados a 20 junho (21h30), o técnico de prótese dentária João Paulo Martins e a médica dentista Cristina Bettencourt Neves ministram o curso clínico “Prótese removível digital – onde estamos e para onde vamos. Estado da arte.”

Segundo o Barómetro de Saúde Oral 2019, verificava-se uma elevada taxa de desdentação na população portuguesa, sendo que 31,1% apresentava falta de seis ou mais dentes, número a partir do qual se verifica uma alteração significativa da qualidade da mastigação. Destes, 9,4% eram desdentados totais. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

✅ Junho termina com o curso médico “Cessação tabágica”, lecionado a 30 de junho (21h30) pelo médico dentista Luís Monteiro.

O tabaco constitui uma das mais importantes dependências mundiais, com graves consequências para a saúde. Os médicos dentistas podem desempenhar um papel fundamental para consciencializar e ajudar os utentes que desejam parar de fumar, aconselhando sobre a cessação do tabagismo e oferecendo conselhos sobre a modalidade de cessação escolhida. Consulte o resumo completo e formulário de inscrição.

Consulte o programa de formação contínua integral para 2022 em https://www.omd.pt/formacao. As inscrições estão abertas para todos os cursos, sendo gratuitas para médicos dentistas e estudantes de medicina dentária em cursos clínicos, socioprofissionais e médicos.

Alguns dos cursos de formação contínua são disponibilizados para visualização posterior em Arquivo de vídeos de formação.