É um dos projetos apresentados pela Ordem dos Médicos Dentistas no Plano de Atividades para 2022: a criação da delegação da Região Centro.

Esta meta nasce da intenção de descentralizar a atividade da instituição e da necessidade de dar uma resposta de maior proximidade aos associados desta área geográfica, que é a única que não tem uma estrutura instalada. Recorde-se que cerca de dois mil médicos dentistas exercem no centro do país.

Além dos trabalhos de implementação logística que estão a decorrer, a OMD está a promover encontros com entidades públicas e privadas da região, com o objetivo de criar sinergias e parcerias no âmbito da sua atividade. Nesse sentido, o bastonário, Miguel Pavão, e o representante da Região Centro no Conselho Diretivo da Ordem, Salomão Rocha, reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, distrito onde existem mais de 500 médicos dentistas com inscrição ativa.

O autarca, que foi bastonário da Ordem dos Médicos, saudou a iniciativa da OMD e destacou a importância desta delegação para o Centro, mostrando-se por isso disponível para ser um facilitador e intermediário para o alcance das pretensões da Ordem.

Coimbra destaca-se como um polo estratégico no ensino, na inovação e na investigação, em grande parte devido ao papel que a Universidade de Coimbra (na qual se insere a formação em medicina dentária) desempenha não só em termos regionais, mas também a nível nacional. A este fator acrescem as boas acessibilidades às várias localidades da Região Centro. Razões pelas quais a OMD escolheu este distrito para instalar a futura delegação.