Os bastonários das ordens profissionais da Saúde reuniram esta segunda-feira, 30 de agosto, com o Ministério da Saúde, com o objetivo de ajudar na preparação da Estratégia Integrada Outono/Inverno – um plano que está a ser ultimado e que visa não apenas dar resposta aos desafios impostos diretamente pela pandemia, mas a todas as necessidades em saúde da população.

O encontro de trabalho teve lugar no Infarmed, contando com as presenças da Ministra da Saúde, Marta Temido, do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, do Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, e dos diversos representantes das ordens profissionais deste setor. Os médicos dentistas estiveram representados pelo seu bastonário, Miguel Pavão.

Durante o encontro, a OMD reforçou a sua total disponibilidade para utilizar os seus profissionais como um canal privilegiado na transmissão de conhecimento especializado e informação em benefício das populações. “Atendendo à fase que vivemos da pandemia, que terá um período desafiante no ‘outono/inverno’ que irá pôr à prova a eficácia da vacinação, manifestámos junto do ministério que os médicos dentistas estão disponíveis, como sempre estiveram, para colaborar, comunicando diretamente com a comunidade e transmitindo informação útil e credível, um aspeto crítico no necessário combate às ‘fake news’”, destaca Miguel Pavão.

O bastonário da OMD lembrou que desde a primeira hora os médicos dentistas se prontificaram na colaboração e ajuda no combate à pandemia, recordando o contributo ativo de cerca de 1.500 médicos dentistas, quer no apoio útil e versátil à linha SNS, quer em outras formas de colaboração com as ARS.

“A OMD aproveitou também este encontro para sublinhar mais uma vez a importância de não serem descurados doravante os problemas de saúde não Covid, nomeadamente aqueles relacionados com a saúde oral”, refere o bastonário da OMD.

A importância da relação entre a saúde oral e periodontal com os efeitos da Covid-19 foi também debatida nesta reunião. Estudos recentes indicam que pacientes com Covid-19 com periodontite apresentam uma probabilidade aumentada de desenvolverem doença grave, nomeadamente 3,5x mais possibilidade de serem admitidos nos cuidados intensivos, e 4,5x de necessitar de ventilação.

“Dispomos hoje de evidência científica que nos indica que uma melhor saúde oral e periodontal pode reduzir a severidade da Covid-19. Atendendo à elevada prevalência da doença periodontal na população portuguesa, reforçámos junto do Ministério o papel chave que médicos dentistas têm na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais”, afirma Miguel Pavão.

A OMD voltou também a vincar o seu pedido junto do Ministério da Saúde para que médicos dentistas possam ser incluídos no grupo de vacinação da gripe sazonal – relembrando a importância deste pedido e solicitando uma rápida resposta por parte dos governantes.

No seguimento desta reunião, o Grupo de trabalho OMD “Reflexão e Acompanhamento da COVID-19” irá analisar em detalhe as principais linhas orientadoras da Estratégia para o próximo Outono-Inverno apresentadas pelo Ministério, apresentando também os seus contributos adicionais.