A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou ontem, 28 de maio, a Norma 003/2020, relativa à vacina VAXZEVRIA (da AstraZeneca). Segundo nota da DGS, “as pessoas com menos de 60 anos que já foram vacinadas com uma dose de vacina VAXZEVRIA possam ser vacinadas com uma vacina de mRNA, respeitando o intervalo previsto de 12 semanas após a primeira dose”.

A norma refere ainda que quem adiou “a segunda dose do esquema da AstraZeneca, aguardando por nova recomendação da DGS”, deve “completar a vacinação, logo que possível, com uma dose de vacina de mRNA”. No entanto, alerta o documento, as pessoas devem estar atentas a sintomas que podem surgir neste esquema misto de vacinação: “febre, cansaço, inchaço ou dor no local da administração, nos primeiros dias após a vacinação, tal como acontece com todas as vacinas contra a COVID-19”. Nesse sentido, a DGS aconselha os vacinados a seguirem as indicações do folheto da norma e dos profissionais de saúde.

As referidas alterações ao esquema vacinal com a VAXZEVRIA encontram-se detalhadas no ponto 5 – e) da norma, que define ainda que os cidadãos com mais de 60 anos recebem a segunda dose da VAXZEVRIA, com um intervalo de duas semanas após a primeira toma.

A Norma 003/2020 pode ser consultada em www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0032021-de-08022021-pdf.aspx.

Download da Norma 003/2020 da DGS (PDF)