Cerca de 6.500 médicos dentistas, dos 8.500 previstos, já receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19, tendo a equipa do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo admitido atrasos na chamada para vacinação dos restantes médicos dentistas.

Em reunião com a OMD, a task force reconheceu que a vacinação dos médicos dentistas não está a correr como previsto e admitiu que tem havido dificuldades na sua implementação, sobretudo em falhas de comunicação que atrasam as instruções que a task force envia para os vários intervenientes na execução do plano de vacinação, como os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, administrações regionais de saúde, centros de saúde e de vacinação, entre outros.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, condenou “os sucessivos atrasos na vacinação dos médicos dentistas” e instigou a task force a resolver os problemas rapidamente, considerando “inaceitável os sucessivos incumprimentos de metas, tendo em conta que os médicos dentistas estão entre os profissionais de saúde mais expostos”.

O bastonário da OMD advertiu que “a falta de cumprimento do prazo de conclusão da vacinação dos médicos dentistas constitui uma situação inadmissível tendo em conta que este processo já leva quatro meses, e que os erros iniciais há muito deviam ter sido corrigidos. Mais do que boa vontade, precisamos de ação para fechar este ciclo que se arrasta há demasiado tempo”.