A Ordem dos Médicos Dentistas defende novamente que as clínicas e consultórios de medicina dentária devem continuar a funcionar normalmente mesmo que o Governo venha a decretar um novo confinamento geral no país.
A posição da OMD já foi manifestada anteriormente junto do Ministério da Saúde e do Presidente da República.

Os médicos dentistas são das classes profissionais mais bem preparadas para lidar com a pandemia. Têm grande experiência no controlo de infeções e, apesar da medicina dentária ser considerada uma das profissões de maior exposição ao vírus SARS-CoV-2, o número de casos de COVID-19 em médicos dentistas é muitíssimo reduzido, quer em Portugal quer nos restantes países da Europa ou nos EUA.

Se em março, aquando do primeiro confinamento, o conhecimento do vírus SARS-CoV-2 era parco, hoje os médicos dentistas dispõem de informação e conhecimentos suficientes para garantir a segurança dos seus doentes. A falta de equipamentos de proteção individual, que tanto afetou todo o sector da saúde no início da pandemia, também está resolvida.

A saúde oral é essencial para a saúde em geral e nada deve impedir os doentes de se deslocarem às consultas de medicina dentária, podendo manter-se consultas com marcação prévia.

A experiência dos médicos dentistas pode contribuir, e muito, para limitar a propagação do novo coronavírus junto da população.

Os médicos dentistas estão a colaborar com a linha SNS 24, liderando equipas e dando um contributo muito elogiado por todos.

Para reforçar ainda mais a segurança dos médicos dentistas, das suas equipas e dos seus doentes, a OMD tem alertado o Ministério da Saúde e a Task Force para o Plano de Vacinação Contra a COVID-19 para a importância de vacinar os médicos dentistas ainda durante a primeira fase.

As reuniões já realizadas com ambas as instituições mostram que há atrasos na implementação do plano e dificuldade em adquirir vacinas devido à forte procura mundial. Ainda assim, a OMD tem insistido que médicos dentistas, higienistas e auxiliares sejam vacinados, devendo-se utilizar critérios de priorização também pelo factor da idade.

A OMD já mapeou todos os médicos dentistas passíveis de serem vacinados nos centros de saúde que é, até agora, a única opção do Governo para realizar a vacinação.