Com o intuito de promover a discussão e dar resposta às preocupações dos membros que estão a dar os primeiros passos na profissão, o bastonário da OMD e o Conselho dos Jovens Médicos Dentistas da Ordem (CJMD) estão em conversações com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no sentido de explorarem sinergias e eventuais projetos comuns.

A OMD quer consciencializar esta plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional para as dificuldades que a medicina dentária enfrenta e que afetam particularmente os mais novos.

O CJMD, órgão consultivo da OMD em fase de restruturação, pretende debater os temas que afetam os jovens médicos dentistas, como a questão da empregabilidade e posicionamento na área da saúde pública. Missão partilhada pelo CNJ, que defende o debate sobre as aspirações, realidades e problemáticas dos jovens. As duas estruturas estão a avaliar um conjunto de linhas e medidas de atuação conjunta, nomeadamente em matéria de formação e do primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Nesse sentido, um dos temas que estão a ser analisados são as Jornadas da Primavera, anualmente organizadas pela Ordem, e a possibilidade de reformular este evento, de forma a ir de encontro às necessidades dos jovens médicos dentistas. Envolver as outras ordens profissionais num debate mais abrangente, com o intuito de encontrar caminhos comuns para quem está ou vai ingressar no mercado de trabalho, é outra das ações a estudar.

Na primeira reunião, que aconteceu no mês passado, a Ordem ficou a conhecer um dos projetos do CNJ. A presidente, Rita Saias, e o vogal da direção do CNJ, Lucas Martins, apresentaram a bolsa de Formadores e Facilitadores, através da qual são disponibilizadas várias ações de formação e facilitação a organizações juvenis e outras entidades.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, aproveitou para evidenciar que a profissão se debate com um rácio de médicos dentistas por habitante muito superior às necessidades do país, falar do papel das faculdades nesta matéria e dos indicadores de saúde oral dos portugueses.

O responsável salientou que a direção está atenta às necessidades dos jovens, tendo inclusive um membro do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas no Conselho Diretivo, enquanto os representantes do CJMD, Mónica Lourenço e Telmo Ferreira, apresentaram as metas e atribuições desta equipa.