Às 12h30 aconteceu o momento mais solene do 29ª Congresso da OMD. À cerimónia de abertura juntaram-se virtualmente diversas individualidades civis, académicas e militares, bem como as associações congéneres dos países de língua oficial portuguesa.

 

A presidente da Comissão Organizadora, Célia Coutinho Alves, abriu o evento e destacou a o facto de esta edição ficar na história por “reinventar uma nova forma de aprender a medicina dentária e de servir a classe”.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, definiu o congresso como um “momento de superação” e anunciou os desafios da Ordem para 2021.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, realçou a “admiração por quem parte e constrói a sua vida no estrangeiro” e garantiu que “sempre poderão contar com a rede diplomática”.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, agradeceu aos médicos dentistas a participação no “desígnio nacional de combater a pandemia” e apresentou sumariamente o Plano Nacional de Saúde Oral 2020-2025.

A sessão encerrou com a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou o “trabalho notável” dos médicos dentistas “num quadro de fortíssimas adversidades”.

Célia Coutinho Alves, presidente da Comissão Organizadora do 29º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

 

Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas

 

Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

 

António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde

 

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República