Em razão de recentes posições públicas tomadas por alguns membros do Conselho Diretivo (CD) ainda em funções, sem deliberação do Órgão, nas quais se procura envolver o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em questões de litigância eleitoral, vem este reiterar que, apesar de compreender a conflitualidade natural destes processos de transição, não tomará qualquer posição sobre a disputa em causa, da qual se encontra completamente distanciado.

Reafirma, também, que é sua obrigação zelar pelos interesses e pelo bom nome e prestígio da OMD, o que sempre o fez ao longo dos seus cinco mandatos e quase 20 anos anos de exercício de funções. De resto, acompanhado, por grande parte dos subscritores dessas posições e documentos, sem que alguma vez qualquer um deles tivesse suscitado dúvidas ou reservas sobre a direcção e os destinos da OMD. Pelo contrário, todos sempre aplaudiram enfaticamente as decisões que, ao longo dos anos, foram tomadas no governo da instituição.

O Bastonário da OMD não pode, contudo, deixar de lamentar que o processo eleitoral em curso, que concretizará a sua sucessão num cargo a que, por exclusiva vontade própria decidiu em abril último não se recandidatar, esteja a ser manchado por pequenos casos, que não dignificam aqueles que a querem governar e que poderão mesmo prejudicar a, até agora, boa imagem pública que a Ordem dos Médicos Dentistas criou e mantém desde a sua fundação.

Nesse desígnio, até porque sabe que é sempre fácil destruir o que demorou anos a construir, o Bastonário da OMD continuará a preservar o bom nome da instituição a que preside, até ao último momento do exercício das suas funções, pelo que manterá recato até ao fim do processo eleitoral.

O bastonário
Orlando Monteiro da Silva