Um inquérito lançado pelo Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) aos seus membros, membros afiliados e países observadores permite concluir que as dificuldades do setor são semelhantes um pouco por toda a Europa.

Dos 31 países inquiridos, três não responderam ainda ao questionário, que visa aferir se foi decretado ou recomendado o encerramento das clínicas e consultórios de medicina dentária, se há atendimento de casos urgentes, se os profissionais têm os materiais de proteção necessários e apoios durante este período de crise, assim como suporte para os trabalhadores e população em geral.

Em 15 países não há ordem para encerrar face aos restantes 13 em que foi decretada a suspensão da atividade. Questionada sobre a existência de recomendações para fechar as clínicas e consultórios, a maioria respondeu afirmativamente. Já no que toca a atendimento de urgências, todos são unânimes ao indicarem que estas se encontram asseguradas.

A escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), para a qual a Ordem dos Médicos Dentistas tem alertado o Governo, é generalizada a nível europeu. O inquérito do CED revela que dos 31 países inquiridos, 18 revelam dificuldades no acesso ao material de proteção. É o caso, por exemplo, de França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Dez países não respondem a esta questão e apenas a Letónia, Suécia e Países Baixos indicam dispor de EPI’s.

Itália e Reino Unido tomaram medidas idênticas a Portugal, ou seja, além das recomendações, foi solicitada a limitação dos procedimentos a situações de urgência. No caso de Itália, para enfrentar os efeitos financeiros desta medida, estão a trabalhar na disponibilização de apoios aos profissionais da área privada, onde se encontram 97% dos médicos dentistas.

Em Espanha e França há a recomendação para suspender a atividade, exceto em situações de urgência. No entanto, enquanto os espanhóis podem contar com medidas de suporte financeiro, os franceses não dispõem até ao momento (da realização do inquérito) de qualquer apoio. No caso da Alemanha, não existe qualquer ordem ou recomendação a nível nacional para encerrar (suspensões acontecem apenas nos distritos particularmente afetados), mas foram implementados programas para ajudar as pequenas empresas e os profissionais liberais.

Os resultados detalhados deste inquérito podem ser consultados aqui (pdf).