Presença assídua nos congressos da OMD, os membros da Associação Dentária Lusófona (ADL) voltaram a encontrar-se na edição deste ano. Moderado pelos médicos dentistas Pedro Pires, vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem, e por Luís Vidal, do Conselho Geral da OMD, o fórum da ADL teve como mote a partilha das diversas realidades entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No fórum, que decorreu no primeiro dia do congresso, a 14 de novembro, cada país apresentou os passos dados em matéria de valorização formativa e profissional dos médicos dentistas.

Debateu-se também a interligação e interdependência entre a saúde oral e a saúde geral. Foi abordada a relação com doenças como a diabetes ou problemas cardiovasculares, bem como a necessidade de o médico dentista ter conhecimentos mais vastos na área médica, para uma visão abrangente da profissão. Os intervenientes nestes encontros procuraram, através do relato das suas experiências, contribuir para uma maior promoção e desenvolvimento da saúde na CPLP.

Luís Vidal e Pedro Pires.

 

Homenagear o passado

No fórum da ADL, o médico dentista Hiram Fischer Trindade foi distinguido pela Ordem dos Médicos Dentistas pelo papel que desempenhou na integração dos cirurgiões dentistas brasileiros em Portugal (pdf – ver pág. 30).

Recorde-se que, na década de 90, viveu-se um período conturbado, devido à indefinição que existia na medicina dentária portuguesa e à imigração de dentistas brasileiros, tendo levado à intervenção do primeiro-ministro, à data Cavaco Silva.

Hiram Fischer Trindade, então presidente da Secção Portuguesa da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-P), anos mais tarde membro da Comissão Científica e do Conselho Consultivo da OMD, liderava o movimento de protesto dos profissionais brasileiros.

 

Regulação no Brasil

Dos representantes da CPLP que marcaram presença no fórum da ADL, destaca-se o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, que aproveitou a passagem pelo 28º Congresso da OMD para participar na sessão sobre competências setoriais, onde falou sobre a regulamentação no Brasil.

Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia do Brasil.

 

O responsável explicou como é feita a regulação da profissão naquele país, quais os desafios a superar e fez o balanço da experiência brasileira nesta matéria, perante um mercado profissional de grande dimensão.