A Fundação AIP, que detém e explora as instalações da FIL, e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) assinaram um protocolo que irá garantir a realização do seu Congresso, pela primeira vez, nas instalações da FIL, cuja dimensão, qualidade de acomodações e equipamentos e boas acessibilidades reúnem as condições necessárias para a realização deste que é um dos maiores eventos da Europa na área da saúde. O evento conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Tendo em conta a adesão na última edição deste Congresso, que registou mais de 15 mil entradas nos três dias de certame, a FIL seria o único espaço de realização de eventos em Lisboa capaz de comportar um encontro destas dimensões, oferecendo condições de excelência para expositores e congressistas.

O objetivo da assinatura deste protocolo de colaboração entre a Fundação AIP e a OMD visa estabelecer uma cooperação de forma a dar resposta, por via da realização do Congresso na FIL, à crescente adesão que este certame tem registado, num espaço que se pretende ser de promoção de formação contínua e ainda numa estratégia de internacionalização do Congresso.

Segundo Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, “a assinatura deste Protocolo com a OMD é um orgulho para a Fundação AIP, pois é mais um reconhecimento da qualidade da FIL enquanto espaço de eventos e congressos de grande dimensão e cria uma parceria com elevado potencial que irá dinamizar e potenciar ainda mais aquele que é um dos maiores congressos do setor na Europa”.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, refere “que a estreia do Congresso na FIL, um espaço único em Portugal, não se deve apenas ao crescimento exponencial do mesmo nos últimos anos, mas também à ambição da OMD, juntamente com a Fundação AIP, e com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, em potenciar este evento e internacionalizar este Congresso. Queremos condições para que este Congresso perdure enquanto referência no sector em Portugal e no estrangeiro.”

A presidente da Comissão Organizadora do 28º Congresso, Sofia Arantes e Oliveira, explicou que, “depois da duplicação do número de inscritos na última edição do Congresso, a mudança do evento para a FIL cria condições para o evento crescer ainda mais, tendo já mais de 5.000 inscritos a cerca de três semanas do Congresso. A OMD tem trabalhado para melhorar sempre e em conjunto com a Fundação AIP, penso que teremos condições para receber ainda mais inscritos, conferências e expositores”.

O 28º Congresso da OMD, agendado de 14 a 16 de novembro 2019 e que como habitualmente vai realizar-se em simultâneo com a Expodentária, vai ocupar dois pavilhões, o auditório multiusos e o edifício PT Meeting Center da FIL, com mais de 20 mil m2 de área totalizada. A edição deste ano irá contar com a participação total de 63 conferencistas – 38 nacionais e 25 internacionais, seis cursos hands-on e três workshops e ainda 101 apresentações científicas.

Empenhada em promover, patrocinar e realizar ações que visem o desenvolvimento das atividades das empresas portuguesas, a Fundação AIP tem-se pugnado por um trabalho de cooperação que desenvolve desde sempre, e aprofundado nos últimos anos, com os Governos, e a Câmara Municipal de Lisboa, traduzido, nomeadamente, no Plano de Ampliação da FIL, ajudando a posicionar Lisboa enquanto cidade empreendedora, inovadora e talentosa, e contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.