Os novos órgãos sociais da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) foram eleitos a 21 de setembro e tomaram posse esta quarta-feira, 2 de outubro, numa cerimónia que decorreu no auditório principal da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP).

Tiago do Nascimento Borges foi reeleito presidente da direção e Constança Pessoa assume a presidência da mesa da Assembleia-Geral, sucedendo a Catarina Duarte. Na cerimónia participaram o subdiretor da FMDUP, Reis Campos, que salientou a importância do empenho e interesse dos jovens pelo associativismo, e o bastonário da OMD.

Da esquerda para direita, Tiago do Nascimento Borges (presidente da direção da ANEMD), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD), Reis Campos (subditretor da FMDUP) e Constança Pessoa (presidência da mesa da Assembleia-Geral da ANEMD).

 

Orlando Monteiro da Silva aproveitou para felicitar a equipa que assume o mandato 2019/2020. Dirigindo-se aos presentes, o responsável lembrou que “nenhuma ordem tem legitimidade de ingerência na autonomia constitucional do ensino superior”, uma vez que “os numerus clausus são da responsabilidade do Estado e das faculdades e não das ordens profissionais”. Orlando Monteiro da Silva esclareceu que “não é permitido a uma ordem introduzir quotas de acesso à profissão, exames ou contingentes; não é apenas a lei nacional, mas diretivas europeias que o determinam” e realçou o facto de a OMD ser a “única entidade em Portugal que, por livre iniciativa, divulga estudos e comparações de números exaustivos ao nível da saúde oral”.

Por outro lado, o bastonário considerou que “é profundamente errado atacar o reconhecimento internacional concedido às faculdades portuguesas e aos nossos médicos dentistas por mérito próprio”. “Mais ainda quando temos hoje em dia a exata noção que os alunos, cada vez mais estrangeiros da UE, regressam ao seu país de origem para trabalhar após a formação”, acrescentou.

A ANEMD é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional, que reúne associações/ núcleos de estudantes do país. Tem como missão ser uma voz ativa dos estudantes de medicina dentária.

O bastonário da OMD mostrou-se convicto de que a associação dará um contributo importante para a luta “pela integridade da profissão” e “afirmação da medicina dentária de excelência”. E concluiu, lançando um repto à nova equipa, “ser médico dentista não está ao alcance de qualquer um, tenham isto presente, façam o vosso melhor e serão os melhores”.

Constança Pessoa
Tiago do Nascimento Borges
Orlando Monteiro da Silva