Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu o Alto Patrocínio da Presidência da República à Conferência “A Agenda da Saúde para o Cidadão”. A iniciativa da Convenção Nacional de Saúde (CNS) tem data marcada para o próximo dia 18 de junho e contará igualmente com a participação da Ministra da Saúde, Marta Temido. Também António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde, e Paulo Portas, ex-vice Primeiro Ministro, se juntam ao encontro para apresentar “Duas Visões sobre o Futuro e a Saúde”.

As conclusões da segunda edição da Convenção vão integrar a “Agenda da Saúde para a Década”, um documento que começou a ser desenvolvido na Convenção de 2018 e que reúne as principais propostas e consensos para um futuro sustentável da saúde em Portugal.

O maior debate nacional sobre este setor reúne 135 parceiros, entre os quais 61 associações de doentes. A CNS é composta por mais de 120 instituições da área da Saúde. A Ordem dos Médicos Dentistas integra o Conselho Superior da Convenção Nacional de Saúde e participará em diferentes painéis do encontro deste ano.

O bastonário da OMD e presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), Orlando Monteiro da Silva, apresentará as conclusões finais na primeira sessão plenária, “O Sistema de Saúde para o Cidadão”. O médico dentista Artur Lima, representante do Conselho Diretivo da Ordem na Região Autónoma dos Açores, será um dos oradores na sessão “A importância dos Cuidados de Saúde Primários”.

A presidente da Comissão Executiva do CNOP, Filipa Carvalho Marques, será oradora com comentário final na sessão “Associações de Doentes podem fazer a diferença para um Sistema de Saúde mais justo”. O programa completo da conferência está disponível em https://cnsaude.pt/.

A Convenção de 2019 realiza-se no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira) e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias (formulário em www.cnsaude.pt).