O Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED), Comité Permanente dos Médicos Europeus (CPME) e o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) emitiram uma posição sobre a proposta do Fundo Social Europeu – European Social Fund Plus (ESF+).

As três organizações consideram que a posição do Parlamento Europeu face ao ESF+ é um passo positivo para manter a saúde no topo da agenda da UE.

Os representantes destas profissões pedem aos membros da UE que apoiem as alterações propostas pelo Parlamento Europeu e que proporcionem à União Europeia a capacidade necessária para enfrentar os desafios relacionados com a saúde.

Para o CED, CPME e PGEU, é essencial que os colegisladores não comprometam o futuro dos cidadãos europeus e que, durante as próximas negociações, assegurem um orçamento adequado para a saúde.

Médicos dentistas, médicos e farmacêuticos lembram que 70% dos europeus desejam que a UE faça mais por esta área. Por isso, decidiram apoiar a proposta do Parlamento, que estabelece um aumento da verba da saúde para os 473 milhões de euros.

Esta medida permitiria aos Estados-membros fortalecer as relações de cooperação em áreas-chave como a promoção da saúde, a prevenção de doenças e um melhor e equitativo acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade, para todos os cidadãos.

Consultar comunicado original do CED (pdf).