Há vários anos que médicos dentistas dão formação no encontro anual da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), cuja 36º edição decorreu este ano em Braga, de 13 a 16 de março.

A sessão dedicada à medicina dentária centrou-se na “Patologia oral dos tecidos moles”, ministrada por Otília Lopes, e na “Dor Orofacial, Distúrbios Temporo-Mandibulares, Bruxismo e Cefaleias”, ministrada por Júlio Fonseca. José Frias Bulhosa detalhou os diferentes módulos do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) e respectivo enquadramento, indicando os critérios de referenciação e emissão dos cheques dentistas na consulta de medicina geral e familiar.

A formação esteve, mais uma vez, com inscrições esgotadas, sendo os participantes constituídos na maioria por jovens internos de medicina geral e familiar.

Tal como é usual, houve no final um período de discussão e esclarecimento, tendo os comentários dos participantes sido bastante positivos.

Posteriormente, a própria APMGF, na pessoa do seu presidente, Rui Nogueira, juntou-se aos formadores para realçar a importância que está a ser para a medicina geral e familiar a integração da medicina dentária no Serviço Nacional da Saúde, uma área em que tradicionalmente havia muita dificuldade de referenciação dos casos mais graves e resistência na aceitação por parte dos serviços hospitalares.