O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, renovou o seu compromisso em expandir e melhorar a rede de cuidados primários, através da ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fernando Araújo, no seu discurso na cerimónia do Dia Mundial da Saúde Oral, recordou que esta é uma medida prioritária que foi inclusive inscrita no Programa de Governo.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde prometeu ainda “construir uma verdadeira carreira para os médicos dentistas no SNS”, salientando “nesta fase temos de nos concentrar em aumentar o número [de médicos dentistas] e a sua capacidade de intervenção, oferecer boas condições para trabalharem e pagarmos de forma mais justa”.

Fernando Araújo mostrou-se confiante no alargamento a prazo dos cuidados de saúde oral no SNS, “tenho a certeza que os resultados falarão por si e teremos mais condições para seguir para a próxima etapa. Este é um processo que já não tem retorno. Estamos a criar bases sólidas para a saúde oral ser uma peça fundamental do SNS”.

O secretário de Estado não escondeu a sua satisfação pela evolução do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral lembrando que “o cheque-dentista teve uma evolução nestes nove anos, que a todos nos orgulha e cuja reputação já almejou honras internacionais”.

Pelas contas do Ministério da Saúde “desde 2008 foram investidos neste projeto cerca de 100 milhões de euros e chegou às populações mais vulneráveis, como as crianças e os adolescentes, grávidas, idosos e infetados com o VIH/SIDA. Mais de 3 milhões de cheques-dentista foram utilizados, o que demonstra a força e o alcance deste programa”.