Gil Fernandes Alves liderou a delegação da Região Autónoma da Madeira (RAM) da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) que reuniu com o novo Secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes. Durante a audiência foi apresentado o ponto de situação sobre a saúde oral na RAM, com destaque para o aumento de lesões de cárie dentária e doenças gengivais, sobretudo nas crianças.

Durante a audiência foi apresentado o ponto de situação sobre a saúde oral na RAM, com destaque para o aumento de lesões de cárie dentária e doenças gengivais, sobretudo nas crianças.

“Temos, de algum modo, de investir na área da informação e da promoção da saúde oral, não só nas escolas, mas também na informação aos pais. Não podemos perder aquilo que durante 15 anos fizemos nas escolas da região”, referiu Gil Fernandes Alves, após o encontro, alertando que vê para “vemos cada vez mais, na nossa prática clínica, crianças de três e quatro anos com lesões da doença cárie dentária”.

Na reunião foi abordado o Programa de Intervenção Precoce de Diagnóstico do Cancro Oral, que será avaliado pelo secretário Regional de Saúde, bem como o programa de saúde oral na região, que se encontra suspenso, na sua vertente de promoção e limitado a tratamentos restaurativos.

Na opinião de Gil Fernandes Alves, é necessário retomar o programa, mas com nova metodologia. João Faria Nunes informou que em breve será nomeado um médico dentista para coordenar a implementação das medidas de saúde oral na região. Este será o interlocutor com a OMD.

Em relação à parceria ADENORMA/OMD/SRS, o secretário Regional de Saúde informou que vai apurar junto do IA Saúde, IP-RAM os motivos que impedem a execução dos tratamentos nas crianças-alvo e que vai solicitar o documento da convenção SRS/ OMD para análise.

A delegação da OMD alertou também para a necessidade de implementar na RAM a tabela de nomenclatura TANOMED no caso da comparticipação de tratamentos pelo IA Saúde, IP-RAM.

Por outro lado, apelou à inclusão de médicos dentistas nas juntas médicas para análise de casos dúbios, de forma a evitar que os utentes exponham a sua privacidade perante técnicos administrativos.

O encontro com o secretário Regional de Saúde decorreu após as eleições para os novos órgãos sociais da Ordem e, além de Gil Fernandes Alves, integraram a delegação da OMD os médicos dentistas Ricardo Nóbrega, suplente do Conselho Diretivo, João Bosco Castro, membro do Conselho Geral da OMD, Alexandra Abreu Gomes, suplente do Conselho Geral e representante da RAM no Centro de Formação Contínua, e Dulce Berenguer, suplente do Conselho Geral.

Consulte as declarações do médico dentista Gil Fernandes Alves à RTP Madeira (link para vídeo):

 


Da esquerda para a direira, João Faria Nunes, secretário Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira, Dulce Berenguer, suplente do Conselho Geral da OMD, João Bosco Castro, membro do Conselho Geral da OMD, Gil Fernandes Alves, representante da RAM no Conselho Diretivo da OMD, Alexandra Abreu Gomes, suplente do Conselho Geral e representante da RAM no Centro de Formação Contínua da OMD, e Ricardo Nóbrega, suplente do Conselho Diretivo.