Os médicos dentistas José Frias Bulhosa e Filipe Freitas lecionaram um workshop sobre “Patologia oral na consulta de MGF”, direcionado para os médicos de clínica geral e familiar e internos de especialidade.

O curso integrou o programa científico do 33º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que decorreu entre 3 e 5 de março, no Centro de Congressos do Estoril. A medicina dentária é abordada neste congresso há vários anos e resulta da colaboração entre a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a APMGF, desde 2004.

Na formação foi apresentada uma abordagem multidisciplinar e focada na prevenção das doenças orais. Os médicos dentistas reforçaram a necessidade de se dar especial atenção a comportamentos ou fatores de risco que têm impacto na saúde oral, nomeadamente a higiene oral, dietas e alimentação, o consumo de álcool e de tabaco, piercing oral.

O workshop teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais de medicina geral e familiar, para que estes promovam nas suas consultas a importância de uma boa higiene oral e da consulta periódica do médico dentista. “Progressivamente, tem-se vindo a focar a atenção em mais doenças além da cárie dentária, tais como as doenças periodontais, a erosão dentária, a sensibilidade dentária, as discromias dentárias, os distúrbios osteoarticulares e de oclusão dentária, as lesões da mucosa oral e a patologia oncológica”, explicam.

No curso, José Frias Bulhosa e Filipe Freitas discutiram com os participantes vários casos clínicos, dando especial enfoque à prevenção do cancro oral e ao diagnóstico precoce, bem como aspectos respeitantes aos diferentes módulos dos “cheques-dentista” cuja primeira referenciação parte, sempre, do médico de família.

Este ano, o 33º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar teve como lema “MGF 20–20: Um futuro, uma odisseia…”.

 

685px-20160304-congresso-saude-familiar-001.jpg
Médicos de medicina geral e familiar.


Médico dentista José Frias Bulhosa.

685px-20160304-congresso-saude-familiar-011.jpg
Médico dentista Filipe Freitas.